Colunistas

Emprestando Dinheiro da sua Previdência Privada

Às vezes, você realmente precisa de algum dinheiro. Eventos inesperados, como quebra de um carro, podem prejudicar o seu orçamento, não importa o quão bem você planeje. Em situações em que você precisa de dinheiro e precisa rapidamente, primeiro você pega do seu Fundo de Emergência, mas se não tiver um ou se ele se esgotar, você pode procurar Emprestar dinheiro da sua Previdência Privada.
Normalmente, quando alguém faz um plano da Previdência Privada, não espera tirar nenhum dinheiro dele até que ele cresça e amadureça.
Mas a vida nem sempre segue da maneira que esperamos e às vezes precisamos investigar qualquer fonte de dinheiro que possamos encontrar, e às vezes isso significa tirar dinheiro de nossa Previdência.
Isso foi pensado e é por isso que a maioria dos planos de Previdência tem alta liquidez.
Embora tomar um empréstimo de seu Plano de Previdência muitas vezes possa fazer a diferença entre pagar uma conta e endividar-se ainda mais, há riscos envolvidos. Se você não administrar o empréstimo com cuidado, não apenas correrá o risco de ter que pagar muito mais no futuro, mas também correrá o risco de arruinar seus planos futuros e sua Previdência.
Nem todos os planos são iguais e, portanto, não existe um método universal para tirar dinheiro deles. Você precisa verificar qual seu plano, se VGBL ou PGBL para saber se incorrerá pagamento de impostos
Como a maioria dos empréstimos, um empréstimo de seu Plano de Previdência terá um plano de reembolso definido que você terá que aderir. Isso pode durar de 5 a 15 anos, não importa, mas você tem que se comprometer com seu “eu” futuro e pagar esse empréstimos. O bom de pegar dinheiro emprestado da sua Previdência é que, embora você tenha de pagá-lo, as taxas de juros são bastante baixas, uma vez que eu recomendo que você calcule um pouco acima do que o dinheiro estaria rendendo se você não tivesse sacado e, na verdade, esses juros são colocadas de volta na sua conta.
Embora tomar um empréstimo com você mesmo na sua Previdência seja uma boa opção, existem algumas taxas adicionais que você pode ter que pagar. Tais como taxas de carregamento e impostos como mencionei acima.
Sus Previdência é da sua empresa? Procure o RH ou a instituição financeira responsável para descobrir se você pode solicitar resgates antecipados e quais penalidades podem estar sujeitas a ocorrer.
Lembrando que este é um recurso de última instância, mas ainda é muito melhor do que recorrer a empréstimos.

Marcus Pastori

Founder MoneyU | CEO Dinheiro Portal | Organizo e Transformo a Vida Financeira das pessoas | Speaker

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo