Últimas Notícias

Caputo diz que Milei faz “lição de casa” na Argentina, mas que precisa de apoio do Congresso

Luis Caputo, ministro da Economia da Argentina, afirmou nesta terça-feira (6) que o presidente Javier Milei está “fazendo a lição de casa” para reverter o que ele classifica como a pior crise da história do país, mas que para isso precisa de apoio do Congresso.

Empossado há cerca de 40 dias, o ultraliberal conquistou uma vitória no Legislativo na última semana com a aprovação do texto-base do seu pacote de reformas econômicas e políticas.

O ganho, porém, foi reduzido com a desidratação de diversas medidas, inclusive com recuo em pautas de privatização, uma das principais bandeiras do mandatário.

Agora, deputados esmiúçam o texto para votar ponto a ponto. Caso aprovada, a matéria ainda precisa ser chancelada pelo Senado.

“Sabemos o que o país precisa, e vai funcionar, mas claro que precisamos do apoio do Congresso. Muita gente, no mundo todo, está observando o que os congressistas farão com o que enviamos para ser aprovado”, afirmou durante no CEO Conference 2024, evento do BTG Pactual em São Paulo.

O chefe da equipe econômica também afirmou que a população está apoiando o governo e sabe que “há tempos difíceis à frente”. Apesar da afirmação, grupos de oposição organizam manifestações recorrentemente contra o pacote encaminhado pelo Executivo.

“A ideia é colocar em ordem este ambiente macro e estabelecer bases para explorar o nosso potencial”, disse à plateia de investidores. “É um desafio imenso, mas estamos motivamos e sentimos que a população está do nosso lado, finalmente”.

Apesar de admitir o cenário pessimista, Caputo afirmou que há oportunidades “boas de mais para serem verdade” na Argentina, desde que o governo de Milei alcance as metas fiscais e tributárias.

Como exemplo, ele citou a aproximação da BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, e do bilionário Elon Musk, responsável pela Tesla, SpaceX, e X, do novo governo argentino.

“Muitos políticos subestimaram Milei porque nunca acharam que alguém pudesse chegar ao poder dizendo que precisamos ajustar os gastos públicos. Era sempre o contrário, e isso deu a ele muita credibilidade”, pontuou.

Caputo, que também foi ministro da Economia e presidente do Banco Central da Argentina durante o mandato de Mauricio Macri, destacou que Milei alcançou um efeito inédito ao ser eleito “dizendo a verdade”, sobretudo diante dos desafios econômicos que o país enfrenta.

“É quase uma abordagem oposta a feita por Macri, que tinha uma abordagem mais gradual, tentando cobrir o déficit aos pouco. Agora é contrário. Temos que fazer a lição de casa, e só depois de fazer a lição de casa é que a economia voltará a crescer”, destacou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Caputo diz que Milei faz “lição de casa” na Argentina, mas que precisa de apoio do Congresso no site CNN Brasil.

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo