Índice de ADRs brasileiros sobe em NY com avanço de Vale e Petrobras
O índice Dow Jones Brazil Titans 20 ADR (BR20), que reúne as principais empresas brasileiras listadas na B3 com recibos de ações negociados nos Estados Unidos, iniciou a sessão desta segunda-feira (12) em alta de 0,78% no mercado americano, a 20.165 pontos às 11h45 (horário de Brasília). A B3 estará fechada até a próxima terça-feira (13) por conta do feriado de Carnaval, só abrindo na quarta-feira de Cinzas a partir das 13h.
O EWZ, principal ETF brasileiro negociado no mercado americano, que replica o índice MSCI Brazil, seguia o movimento e subia 1,06%, a US$ 33,29, no mesmo horário. Com ganhos de cerca de 2%, os ADRs de Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) guiam os ganhos dos índices, apesar de leve queda do petróleo e com o mercado chinês fechado.
No exterior, em dia de agenda esvaziada, as ações oscilam entre leves perdas e ganhos. Investidores seguem atentos a sinais da trajetória da política monetária na Europa e também nos EUA, com autoridades monetárias falando em eventos ao longo do dia.
Dúvidas sobre quando os grandes BCs poderão começar a reduzir juros persistem, uma vez que é incerto que a inflação esteja se movendo de forma sustentável para o nível de 2% perseguido na zona do euro, assim como no Reino Unido e nos EUA.
O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do Banco da Espanha, Pablo Hernández de Cos, disse que novas projeções de inflação e crescimento econômico do BCE, a ser divulgadas em março, serão cruciais para a instituição determinar quando começar a reduzir juros.
“As projeções serão fundamentais para avaliar, em primeiro lugar, se podemos estar suficientemente confiantes de que nossa meta de médio prazo de 2% será alcançada, tendo em conta os riscos relacionados, e em segundo lugar, a trajetória da taxa (de juros) que seja compatível com o cumprimento de nossa meta simétrica”, disse Hernández de Cos ao jornal cipriota Politis, em entrevista publicada no domingo.
Ainda na entrevista, que foi reproduzida no site do BC espanhol, o dirigente afirmou que o processo de desinflação na zona do euro está “bem avançado” e deve ter continuidade nos próximos trimestres. Em janeiro, a taxa anual de inflação ao consumidor do bloco ficou em 2,8%, segundo dados preliminares. A meta de inflação do BCE é de 2%.
(com Reuters e Estadão Conteúdo)
The post Índice de ADRs brasileiros sobe em NY com avanço de Vale e Petrobras appeared first on InfoMoney.
Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais.
Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.