Últimas Notícias

Rússia coloca premiê da Estônia em lista de procurados por “profanação da memória histórica”

Rússia coloca premiê da Estônia em lista de procurados por “profanação da memória histórica”

A polícia da Rússia colocou a primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas, e outros políticos do Mar Báltico, como o ministro da cultura da Lituânia e membros do antigo Parlamento da Letônia, em uma lista de procurados do Ministério do Interior russo.

A agência estatal russa TASS disse que os políticos foram acusados de “destruir monumentos aos soldados soviéticos”, atos que são puníveis com pena de 5 anos de prisão, segundo o código penal russo.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Kallas era procurada pela “profanação da memória histórica”.

A premiê da Estônia disse que ação não surpreende e afirmou que “o Kremlin agora espera que essa medida ajude a silenciar a mim e a outros – mas não ajudará”. “Continuarei a dar meu forte apoio à Ucrânia. Continuarei a defender o aumento da defesa da Europa”, afirmou Kallas em uma publicação na rede social X (antigo Twitter).

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, há quase dois anos, as nações bálticas (Estônia, Letônia e Lituânia) demoliram a maioria de seus monumentos da era soviética, incluindo aqueles que lembram os soldados soviéticos mortos na Segunda Guerra Mundial.

Em resposta, o chefe do Comitê Investigativo Russo, Alexander Bastrykin, ordenou uma investigação criminal sobre o assunto. Após a decisão, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, disse que “isso é apenas o começo”.

Confronto com o Ocidente

Também nesta terça-feira (13), o Serviço de Inteligência Estrangeira da Estônia afirmou que a Rússia está se preparando para um confronto militar com o Ocidente na próxima década.

Um número crescente de autoridades ocidentais têm alertado sobre uma ameaça militar da Rússia e pedindo que a Europa se prepare, rearmando-se. Os alvos seriam os países ao longo do flanco oriental da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

O chefe do serviço de inteligência da Estônia, Kaupo Rosin, disse que a avaliação foi baseada nos planos russos de dobrar o número de forças estacionadas ao longo de sua fronteira com os membros da Otan: a Finlândia e os três estados Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia).

“A Rússia escolheu um caminho que é um confronto de longo prazo”, disse Kaupo Rosin durante a divulgação do relatório de ameaças à segurança nacional da Estônia. “O Kremlin provavelmente está prevendo um possível conflito com a Otan na próxima década”.

Ele disse ser “altamente improvável” um ataque militar da Rússia no curto prazo, em parte porque o país tem que manter tropas na Ucrânia, e continuaria improvável se o aumento das forças russas fosse igualado na Europa. “Se não estivermos preparados, a probabilidade será muito maior do que se não houver preparação”.

Gastos militares

A Estônia e os outros estados Bálticos (Letônia e Lutiânia) aumentaram seus gastos militares para mais de 2% do PIB (Produto Interno Bruto) depois que a Rússia anexou a Crimeia em 2014 e os aliados da Otan aumentaram sua presença nos três países.

A Alemanha planeja ter 4,8 mil tropas prontas para o combate na região até 2027, em seu primeiro destacamento estrangeiro permanente desde a Segunda Guerra Mundial. Para Rosin, a Otan e seus aliados estão se movendo na direção certa para combater a ameaça russa.

Sobre a declaração do ex-presidente dos Estados Unidos (e provável candidato republicano à presidência dos EUA), Donald Trump, de que não defenderia os aliados que não gastam o suficiente em defesa, Rosin disse que “essas declarações nunca são úteis”.
Ele disse também que capacidade da Rússia de fornecer munição para suas tropas continua a superar a da Ucrânia e que, a menos que o apoio ocidental seja mantido ou aumentado, é improvável que a Ucrânia consiga mudar a situação no campo de batalha.

(Com Reuters)

The post Rússia coloca premiê da Estônia em lista de procurados por “profanação da memória histórica” appeared first on InfoMoney.

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo