Mercado hoje: inflação dos EUA e discursos de dirigentes do Fed são os destaques na agenda desta sexta-feira
Os discursos de três dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e os indicadores econômicos dos Estados Unidos, incluindo a inflação ao produtor (PPI), o sentimento do consumidor e as expectativas de inflação da Universidade de Michigan, serão acompanhados de perto pelos mercados nesta sexta-feira (16). Os investidores também estarão atentos à videoconferência de Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do Banco Central, realizada pela Bradesco Asset.
- Bolsas da Ásia: Tóquio renova recorde e Hong Kong sobe mais de 2% após novos ganhos dos mercados em NY
A possível elevação da curva de Treasuries (títulos de dívidas emitidos pelo governo norte-americano) e a queda nos preços do petróleo podem ter um impacto negativo nos ajustes dos ativos locais, especialmente nos juros futuros. O interesse moderado por ativos de risco nas bolsas pode atenuar a reação inicial do Ibovespa. A situação da Vale (VALE3) também está em destaque devido à incerteza sobre a permanência do CEO, Eduardo Bartolomeo, à frente da empresa, além da repercussão do progresso do processo de privatização da Sabesp (SBSP3).
Leia também
O desempenho do IGP-10 também está sendo observado, com o mercado projetando uma queda de 0,40% para o indicador em fevereiro (mediana), comparado a um aumento de 0,42% em janeiro, e uma deflação de 3,61% em 12 meses, segundo o Projeções Broadcast, devido a uma nova redução nos preços agropecuários no atacado.
A atenção também está voltada para o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, com dúvidas sobre a continuidade do ritmo de redução de 0,50 ponto percentual da taxa Selic nas próximas reuniões, devido à possibilidade de os juros nos EUA permanecerem nos níveis atuais, entre 5,25% e 5,50% ao ano, por mais tempo do que o previsto pelo mercado.
No mercado cambial, o dólar pode apresentar hesitação e flutuar dentro de margens estreitas devido aos sinais mistos no exterior, com leve valorização em relação às principais moedas, mas com tendência de desvalorização em relação a algumas moedas frente ao real, como o peso mexicano e o peso colombiano.
Agenda desta sexta-feira
O Índice de Preços ao Produtor (PPI) dos Estados Unidos será divulgado às 10h30 em janeiro, seguido pelas expectativas de inflação da Universidade de Michigan (12h00).
Publicidade
Representantes do Fed participarão de eventos em diferentes horários, incluindo o presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin, às 10 horas; o vice-presidente de Supervisão do Fed, Michael Barr, às 11h10; e a presidente do Fed de San Francisco, Mary Daly, às 14h10. Além disso, o economista-chefe do Banco da Inglaterra (BoE), Huw Pill, estará em uma conferência nos EUA às 16h40.
Na agenda local, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, referente ao quarto trimestre e fechamento de 2023, está agendada para as 9h00. O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, participará de uma live às 10h00.