Últimas Notícias

Abertura de Mercado: balanço da Nvidia surpreende investidores e espalha otimismo pelas bolsas mundo afora

O exterior é positivo nesta manhã de quinta-feira (22), com novo recorde em Tóquio que espalhou otimismo para os mercados acionários da Europa e índices futuros em Nova York.

Investidores reagem ao lucro da gigante de semicondutores Nvidia, acima das previsões no quarto trimestre e receita recorde – indicativo para além da empresa, relacionado ao ambiente econômico.

Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) e o dólar recuam com o apetite por risco, mesmo após a diretora do Federal Reserve (Fed, banco central estadunidense), Michelle Bowman, ter rechaçado dar início aos cortes de juros neste momento.

Publicidade

Entre as commodities, os contratos futuros do petróleo ampliam os ganhos de cerca de 1% da sessão anterior, enquanto os preços futuros do minério de ferro registraram perdas de 1,49% durante a madrugada em Dalian.

O maior apetite por risco indica um dia positivo para o Ibovespa e os demais ativos domésticos, enquanto os investidores repercutem a notícia de que o Governo deve acatar a proposta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para dividir os conteúdos da medida provisória (MP) que propôs a reoneração gradual da folha de pagamento.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não confirmou uma data para o envio do projeto, mas disse que deve ocorrer antes do final de março.

Agenda econômica

Brasil: O relatório Focus será publicado (8h30), seguido dos dados de arrecadação do Governo Federal em janeiro (10h30) e entrevista coletiva (11h). A expectativa é de que a receita do Governo com impostos e contribuições federais tenha atingido R$ 277 bilhões em janeiro, em função de recolhimentos previdenciários e a tributação de fundos exclusivos, após R$ 231,225 bilhões em dezembro.

Ainda pela manhã, o Tesouro realizará leilões de venda de títulos públicos federais prefixados. Entre os eventos, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, fala em evento da Câmara Espanhola, em São Paulo (9h) e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reúne-se com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (11h).

EUA: Destaques para os pedidos semanais de auxílio-desemprego (10h30) e a publicação dos índices de gerentes de compras (PMI) composto, de serviços e industrial preliminares de fevereiro (11h45).

Publicidade

Participam de eventos os dirigentes do Fed: Philip Jefferson, vice-presidente (12h), Patrick Harker, da Filadélfia (16h), a diretora Lisa Cook (19h), Neel Kashkari, de Minneapolis (19h) e o diretor Christopher Waller (21h35).

Europa: A ata relativa à última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) será conhecida ainda pela manhã (9h30), Hoje, mais cedo, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro avançou 2,8% na comparação anual de janeiro, como previsto.

Enquanto isso, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu de 47,9 em janeiro para 48,9 em fevereiro, atingindo o maior nível em oito meses.

Na Alemanha, o indicador caiu de 47 em janeiro para 46,1 em fevereiro, atingindo o menor nível em quatro meses, ao passo que no Reino Unido, o indicador subiu de 52,9 em janeiro para 53,3 em fevereiro, atingindo o maior nível em nove meses e acima da expectativa de estabilidade.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Publicidade

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo