IPCA-15, conheça mais sobre este indicador
Hoje dia 27/02/2024, o IBGE divulgou uma prévia de nossa inflação esperada para o mês corrente, o IPCA-15 que veio com 0,78% de alta, ante os 0,82% esperados pelo mercado, sendo puxado principalmente por despesas com educação.
Fonte: IBGE
Esta informação foi encarada com otimismo pelo mercado ajudando também o índice Ibovespa a fechar aos 131.689,38 pontos, com 1,61% de alta.
O IPCA é o índice oficial de inflação no Brasil, medido e informado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística), onde é levado em consideração o aumento dos preços de uma cesta de produtos em algumas regiões metropolitanas e calculado entre o 1º dia útil de cada mês e o último dia útil do mês de referência, tendo seus resultados divulgados no 10º dia do mês subsequente.
Já o IPCA-15 é uma prévia deste indicador, porém conta com um período de coleta de informações diferente do IPCA, sendo que aqui a data do cálculo é o 16º dia do mês anterior até o 15º dia do mês de referência.
Os dados de inflação que vem sendo apresentados nos últimos meses vem sendo encarados com otimismo pelo mercado, facilitando o trabalho do COPOM (Comitê de Política Monetária) do Banco Central no corte da taxa SELIC sinalizando que nas próximas reuniões deve manter os cortes na mesma magnitude que vem sendo executados (0,5%).
Fonte: Banco Central.