Ibovespa e Nova York sobem após discurso de Powell e dados econômicos

Rephrase my Bolsa de Valores de São Paulo, a B3 (Foto: Rafael Matsunaga/Wikimedia)
Leia a seguir
A bolsa de valores hoje operou em alta pela maior parte do dia e fechou o pregão com saldo positivo, graças ao discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA).
Ao falar no comitê de Serviços Financeiros do Congresso americano, Jerome Powell reafirmou que a luta contra a inflação persiste no mandato do Fed, mas que a autoridade pretende cortar juros ainda em 2024. Assim, as bolsas no exterior também terminaram o azul. O Ibovespa encerrou o pregão em alta de 0,62%, aos 128.890,23 pontos.
Por outro lado, o dólar sofreu queda ante o real brasileiro nesta quarta-feira (6). A moeda norte-americana recuou a R$ 4,9453. A desvalorização do câmbio foi motivada também pela fala de Powell e pela queda dos títulos de renda fixa do Tesouro Americano, os Treasuries.
O Ibovespa recuperou parte das perdas da terça-feira. Na máxima, o índice subiu acima dos 129 mil pontos. Confira os destaques do principal índice da bolsa brasileira, do dólar e das bolsas de Nova York e da Europa nesta quarta.
O Ibovespa hoje teve uma alta sólida ao longo do pregão, impulsionada principalmente pela fala do presidente do Fed nos EUA.
Os juros futuros operaram em queda durante a maior parte do pregão. Na ponta curta da curva de contratos de DI futuro, os contratos com vencimento para janeiro de 2025 caíram 1 ponto-base.
Contudo na ponta de longo prazo, para janeiro de 2034, o juro futuro pendeu para a estabilidade ou variação positiva.
Uma das altas mais expressivas do dia foi a da Vale (VALE3). A ação da mineradora subiu +1,37% com base na recuperação do preço do minério de ferro no exterior. A cotação foi obtida às 18h20.
Os papéis ON e PN de Petrobras (PETR3;PETR4) também avançaram no dia: 1,72% e 1,78%, respectivamente, no mesmo horário. No exterior, o preço do petróleo disparou, com o contrato futuro do barril Brent para maio se valorizando em 1,06%.
O destaque do pregão, para Rodrigo Caetano, analista da Toro Investimentos, ficou com as altas de Carrefour (CRFB3) e Pão de Açúcar (PCAR3). As ações subiam 4,05% e 6,67%, respectivamente, às 18h20.
Mesmo após apresentar um resultado considerado pelo mercado como “mais fraco”, segundo o Itaú BBA, as ações da Raia Drogasil (RADL3) subiram 2,92% no Ibovespa no mesmo horário. A rede divulgou um lucro líquido de R$ 283 milhões.
Os papéis de Pão de Açúcar e Raia Drogasil caíram ontem, nota Apolo Duarte, head de mesa de renda variável da AVG Capital. Isso significa, portanto, que o movimento de alta hoje “é de recuperação”, afirma.
“Ontem, a Raia Drogasil caiu antes do balanço com o mercado adotando uma postura mais defensiva. E hoje, após a divulgação do resultado, o mercado se animou”, diz Duarte.
O dólar hoje encerrou o dia no Ibovespa e for better SEO.