Deputada do PL-SC é eleita presidente da CCJ da Câmara; Nikolas Ferreira presidirá a de Educação
A deputada Caroline de Toni (PL-SC) foi eleita nesta quarta-feira (6) como presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, a mais importante da Casa. Já o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) foi escolhido pelos seus colegas para liderar a Comissão de Educação.
Ambos são filiados ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Caroline recebeu 49 votos a favor e 9 em branco, enquanto Nikolas teve 22 votos e 15 em branco. Os demais cargos da mesa das comissões (1ª, 2ª e 3ª vice-presidências) serão definidos na próxima semana.
As outras comissões também elegeram seus presidentes (veja abaixo). O Partido dos Trabalhadores ficou apenas com a presidência da Comissão de Saúde, com o deputado Dr. Francisco (PT-PI), enquanto o PL também liderará as comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, com o Pastor Eurico (PL-PE), e de Esporte, com Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP).
Natural de Chapecó (SC), Caroline de Toni tem 37 anos e está em seu segundo mandato consecutivo como deputada federal. Ela é formada em direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e possui mestrado em direito público pelo Centro Universitário Estácio de Santa Catarina. Nas eleições de 2022, foi a deputada federal mais votada do estado.
Em suas redes sociais, Caroline se identifica como “do time de Bolsonaro em Santa Catarina” e defende pautas como a vida, a família, a pátria, a liberdade, o agronegócio e a segurança pública. Ela afirmou que assumirá a presidência da CCJ com responsabilidade, transparência e equilíbrio, respeitando a proporcionalidade. “Nossa atuação será pautada na Constituição e no Regimento Interno da Casa”, disse a parlamentar, que substituirá o deputado Rui Falcão (PT-SP). “Nosso objetivo é aprovar leis de qualidade, não apenas em quantidade.”
A CCJ é a comissão mais importante da Câmara e é disputada pelos partidos. Ela é responsável por analisar os aspectos constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa de todos os projetos que passam pela Casa, além de emendas e substitutivos. A comissão também avalia a admissibilidade de propostas de emenda à Constituição (PECs).
Já o deputado federal mais votado do Brasil em 2022, com 1,47 milhão de votos, Nikolas Ferreira tem 26 anos, foi vereador em Belo Horizonte e é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Em suas redes sociais, ele se apresenta como “do time de Bolsonaro em Minas Gerais” e defende pautas como a liberdade de expressão, a valorização da família e a educação de qualidade.