O que dizem Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) após rumores de negociação entre as aéreas
Rephrase my Interior de aeronave da Gol (GOLL4). Foto: Divulgação
Leia a seguir
Na esteira dos rumores no mercado, de que a Azul (AZUL4) teria contratado assessores financeiros para avaliar possível aquisição da Gol (GOLL4), as duas companhias aéreas divulgaram comunicados relacionados aos fatos.
A potencial transação, que entrou no radar do mercado na última terça-feira (5), tem como base o fato de a Gol ter entrado com pedido de recuperação judicial (Chapter 11) nos Estados Unidos.
Em primeiro lugar, a Azul se adiantou e informou aos acionistas que não está tratando, no momento, de uma eventual oferta para compra das operações da Gol.
“A Azul, ciente de sua responsabilidade fiduciária, está sempre atenta às dinâmicas estratégicas do setor aéreo e a possíveis oportunidades de parcerias, podendo como prática regular contratar consultores para apoiar a empresa nesses esforços”, diz o comunicado da empresa.
“Até o momento, a Azul não negociou nem aprovou nenhuma transação específica. A Azul compromete-se a manter acionistas e o mercado em geral informados sobre quaisquer desenvolvimentos significativos relacionados a este assunto”, esclarece a nota da companhia.
Já a Gol, em sinalização aos acionistas, anunciou nesta quinta-feira (7) que fará um processo competitivo para avaliar alternativas de capitalização e/ou transação.
“A companhia, de maneira oportuna através de um processo competitivo a ser conduzido com o apoio de seus assessores, avaliará ativamente alternativas de capitalização e/ou transações alternativas disponíveis, bem como examinará oportunidades apresentadas por potenciais fontes de capital”, aponta a empresa no comunicado.
“No entanto, a companhia esclarece que (i) o referido processo competitivo organizado ainda não teve início; (ii) nenhuma negociação com o objetivo de concretizar uma Transação foi iniciada. A Gol informa que manterá seus acionistas e o mercado em geral devidamente informados”, completa a aérea na nota.
As duas áreas listadas na bolsa de valores brasileira passam por um momento negativo neste começo de 2024.
As ações delas têm um desempenho pior que o Ibovespa, índice de referência do mercado, que recuava perto de 4% no ano antes da abertura do pregão desta quinta-feira.
Naturalmente, a Gol (GOLL4) está muito mais pressionada pelo pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. Dessa forma, as ações da companhia acumulavam um tombo acima de 71% até aqui.
Por fim, com perdas menores, porém significativas, os papéis da Azul (AZUL4) caíam na faixa de 23% desde a primeira sessão do ano na B3. for better SEO.