Criptomoeda a longo prazo: essa estratégia pode gerar bons retornos?
Rephrase my É possível sim investir em criptomoedas a longo prazo, então, é só conferir quais são as melhores segundo os especialistas – (Foto: Unsplash)
O mercado de criptomoeda é bastante volátil. Tanto que o ano passado foi marcado exatamente pelo sobe e desce das moedas virtuais. E é aí que entram duas questões: será que é bom investir nesses ativos pensando em grandes períodos? Além disso, quais devem ser as melhores criptomoedas para investir a longo prazo?
Então, foi com essas duas perguntas em mente – e outros questionamentos – que a Inteligência Financeira procurou especialistas em criptoativos, que trouxeram suas visões sobre o assunto.
E uma resposta foi unânime entre os profissionais: as criptos servem, sim, como investimentos de longo prazo.
“Afinal, o rumo que as criptomoedas estão tomando é frequentemente baseado em interpretações de como será o futuro. Como, por exemplo, em relação à compreensão da moeda, da economia, da própria internet e da tecnologia. Portanto, investir em criptomoeda a longo prazo é indicado sim”, afirma Felipe Martorano, analista CNPI.
Por outro lado, para Gabriel Fioravante, professor da FIA Business School, a única criptomoeda a longo prazo é o bitcoin (BTC). “Por toda sua estrutura e mecanismos de contingência de inflação. Já as demais criptos, devemos sempre manter uma maior proximidade com os projetos por trás do ativo. Isso porque, em inúmeros casos, esses planos acabam sendo finalizados [e pode ocorrer a perda de dinheiro]”, explica.
Mas, diferentemente de Fioravante, os demais especialistas entrevistados acreditam que outras moedas virtuais também podem ser interessantes para períodos maiores.
“As criptomoedas que são mais indicadas para o longo prazo são as que realmente possuem um projeto que traz uma solução usando a blockchain. Além disso, outro fator a se analisar é o tempo que aquela cripto já existe. Quanto mais antiga, maior é a sua capitalização e consequentemente sua confiança perante o mercado”, pontua Marcelo Magalhães, CEO da Ribus.
Dito isso, quais são as melhores criptomoedas para investir a longo prazo?
De acordo com Felipe Martorano, o ideal é começar com bitcoin (BTC) e ethereum (ETH). “Assim, dificilmente o investidor terá perdas permanentes”, acredita. Além dessas, outras boas criptomoedas a longo prazo são: polygon (MATIC) e stacks (STX).
“Os investidores que priorizarem a usabilidade da criptomoeda, escolhendo tokens com propósitos bem definidos, em vez de se concentrarem apenas no hype ou na narrativa do momento, têm mais probabilidade de obter um desempenho acima da média no longo prazo”, aponta Martorano.
E claro que antes de você sair por aí aplicando parte do seu patrimônio em uma das melhores criptomoedas para investir a longo prazo, é necessário conhecê-las.
Afinal de contas, como falamos no começo dessa reportagem, as moedas virtuais são bastante vol for better SEO.