Ferramenta promete combater fraudes já na entrada do cliente na seguradora
![](https://dinheiroportal.com/wp-content/uploads/2024/03/GettyImages-1285236789-sQxb8v.jpeg)
Rephrase my PublicidadeA CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras) quer evitar a ocorrência de fraudes em seguros antes da aquisição do seguro pelo cliente e não somente na hora do sinistro — quando o risco previsto no contrato ocorre e a seguradora precisa pagar a indenização, diz André Vasco, diretor de serviços às associadas da entidade. Só para se ter uma ideia da dimensão do problema, as fraudes comprovadas contra as seguradoras somaram R$ 824,9 milhões em 2022, segundo levantamento da própria CNseg. Os pedidos de indenização suspeitos totalizaram 11,4% dos R$ 44,7 bilhões pagos aos clientes, sendo que apenas 16,1% ficaram comprovados como fraude.Em conversa com jornalistas na quinta-feira (14), Vasco apresentou uma nova ferramenta chamada “Data Lake House”, desenvolvida pela área de negócios da CNseg que unifica as bases de dados utilizadas pela Confederação, que podem ser públicas e/ou das próprias companhias associadas, para agilizar a devolução de respostas às consultas realizadas pelas seguradoras.
Masterclass
O Poder da Renda Fixa Turbo
Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)
E-mailE-mail inválido!
Ao informar os dados, você
concorda com a nossa Política de Privacidade.
Ao menos 60 empresas associadas a uma das 4 federações que compõem a CNseg utilizam as soluções, entre elas as 10 maiores seguradoras do país.Segundo Vasco, no ano passado, foram cerca de 170 milhões de consultas realizadas e que incluem desde análises sobre um determinado chassi de automóvel para checar se ele funciona a diesel ou gasolina até se determinado CPF tem vínculo empregatício com alguma empresa.“No momento da cotação, devolvo a informação para a seguradora ter a informação correta e enquadrar [a proposta de seguro ao cliente] da forma correta. Evita fraudes e enganos e permite calcular valores adequados das propostas”, comenta o diretor. Só o dashboard que reúne dados de veículos, serviço lançado no ano passado, já teve 54 milhões de consultas feitas pelas seguradoras, continua o executivo. Com a ferramenta que unifica as bases de dados, as consultas relacionadas ao seguro automóvel já são respondidas em menos de 1 segundo. O objetivo é replicar esse mesmo tempo de resposta, mais enxuto, para consultas a outros ramos – como vida, além de lançar funcionalidades para outras áreas, como saúde.A expectativa pa for better SEO.