Últimas Notícias

Empresas Granolas: conheça as 11 magníficas da Europa e saiba se vale a pena investir nelas   

Rephrase my A Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, tem se destacado no grupo das empresas Granolas (Foto: Divulgação)

Se você tem interesse em investir no mercado europeu, precisa estar atento às empresas Granolas. Estamos falando de 11 companhias “magníficas da Europa”. A seguir, saiba quais são elas e se vale investir no grupo.
O acrônimo Granolas foi cunhado pelo banco americano Goldman Sachs. Compõem o grupo as empresas farmacêuticas GSK e Roche, a empresa de chips holandesa ASML, a Nestlé e a Novartis da Suíça, a fabricante de medicamentos dinamarquesa Novo Nordisk, a L’Oréal e a LVMH da França, a AstraZeneca do Reino Unido, a empresa de software alemã SAP e a empresa de saúde francesa Sanofi. 
De acordo com reportagem publicada pelo Financial Times no final de fevereiro, em 12 meses, o grupo representou 50% dos ganhos no Stoxx Europe 600. O índice é formado a partir do desempenho de 600 empresas de diferentes portes que fazem parte do mercado europeu. 
Os dados sugerem, segundo o periódico inglês, que a Europa está experimentando um fenômeno semelhante ao dos EUA, onde os gestores de fundos estão cada vez mais preocupados com a estreiteza de uma alta liderada por empresas de tecnologia. Estamos falando das Magnificent 7, ou as 7 Magníficas, grupo formado pelas gigantes tecnológicas que lideram Wall Street. A turma das big techs reúne Apple, Microsoft, Alphabet, Amazon, Tesla, Meta e Nvidia. 
“Os grandes continuam ficando maiores”, disse Peter Oppenheimer, estrategista-chefe global de ações do Goldman e chefe de macro, ao Financial Times. “Essa ideia de que você está obtendo uma concentração significativamente maior no mercado dos EUA chamou uma atenção maciça, mas também está sendo refletida em outros mercados”, declarou Oppenheimer. Ele disse esperar que as Granolas impulsionassem “quase todo” o crescimento de receita combinado das empresas do Stoxx 600 nos próximos anos. 
As 11 magníficas da Europa
GSK – farmacêutica
Roche – farmacêutica
ASML – empresa de chips holandesa
Nestlé – empresa suíça do setor de alimentos e bebidas
Novartis – Suíça – farmacêutica
Novo Nordisk – fabricante de medicamentos dinamarquesa
L’Oréal – França – cosméticos
LVMH – França – moda
AstraZeneca – Reino Unido – farmacêutica
SAP – empresa de software alemã
Sanofi – empresa de saúde francesa

A reportagem do Financial Times pontua que as Granolas são mais diversas do que o foco exclusivo em tecnologia das Magnificent 7.
De acordo com a publicação, o melhor desempenho do grupo em 12 meses é o da Novo Nordisk. Isso se deve ao entusiasmo dos investidores por seus medicamentos para perda de peso e diabetes, entre eles, o Ozempic. 
A participação dos Granolas no índice Stoxx Europe 600 subiu para 25% no final de fevereiro, se aproximando dos 28% de peso das Magnificent 7 no S&P 500. No entanto, o agrupamento europeu, que for better SEO.  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo