Últimas Notícias

Como declarar BDR no Imposto de Renda 2024?

Rephrase my Foto: Getty Images/Criação: LIVE The Agency

Como declarar BDR no Imposto de Renda 2024? O prazo começou no dia 15 de março e se estende até 31 de maio. Por isso, quem estiver obrigado a prestar contas ao Leão e não o fizer, corre o risco de pagar uma multa de até 20% do imposto devido.
Desse modo, para os leitores da Inteligência Financeira a declarar corretamente, entrevistamos os seguintes especialistas para falar sobre como declarar BDR no Imposto de Renda. São eles: Filipe de Deus, superintendente jurídico tributário da B3; Richard Domingos, diretor da Confirp Contabilidade e Rogério Ramos, consultor tributário da IOB.
Confira, a seguir, o passo a passo para declarar BDRs no Imposto de Renda 2024. E se quiser saber mais, veja, neste link, como declarar outros tipos de investimento também.
Tabela de conteúdosO que são BDRs?Quais são os documentos necessários para declarar BDRs?Passo a passo para declarar BDR no Imposto de Renda1. Declare que possui o investimento2. Declare os dividendos3. Declare os ganhos e perdas de BDR no Imposto de Renda
BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são valores mobiliários emitidos e negociados no Brasil, mas que representam outro valor mobiliário negociado no exterior. Sendo assim, são uma forma de investimento indireto nos ativos financeiros por eles representados.
Os BDRs podem ser lastreados em:
ações negociadas no exterior emitidas por emissores estrangeiros;
títulos representativos de dívida negociados no exterior e emitidos por emissores estrangeiros ou por companhias abertas brasileiras com registro na CVM;
ou, ainda, cotas de fundos de índice (ETFs) negociados no exterior

Notas de corretagem e informe de rendimentos.
Passo a passo para declarar BDR no Imposto de Renda
Declare os BDRs na ficha de Bens e Direitos, se o valor de aquisição for igual ou superior a R$ 1.000. Além disso, informe cada BDR da carteira de forma individualizada, um por um.
1. Declare que possui o investimento
Reprodução/IRPF 2024a. Acesse a aba “Bens e direitos”, selecione o grupo “04 – Aplicações e investimentos” e depois o código “04 – Ativos negociados em bolsa no Brasil (BDRs, opções e outros – exceto ações e fundos)”
b. Informe a quantidade de BDRs, por emissor, que o investidor detinha em 31/12/2023, nome da empresa, ticker, código de negociação, valor de aquisição (preço médio + taxas), bem como da corretora com CNPJ.
c. Se já tinha BDRs em 2022, preencha com o valor total dos BDR na data. Se não tinha ações em 2022, deixe em branco. Complete o campo Situação em 31/12/2023 com o valor atualizado dos papéis.
Domingos lembra que os bancos e corretoras não mandam essa informação em seus informes. Por isso, o próprio contribuinte precisará apurá-las com base no preço médio de compra.
2. Declare os dividendos
Domingos explica que, ao contrário das empresas brasileiras, os proventos pagos por esse título n for better SEO.  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo