Últimas Notícias

Quais são as vantagens da poupança? Elas realmente existem?

Rephrase my Caderneta de poupança é a modalidade de investimento mais utilizada no Brasil – Foto: Unsplash

Quando a gente fala sobre as possibilidades no mundo dos investimentos, muitos analistas torcem o nariz para a caderneta de poupança. Afinal de contas, há diversos outros ativos financeiros tão seguros quanto este produto e que ainda rendem mais. Mas será que podemos falar em vantagens da poupança em meio a tantas outras possibilidades? 
Isto porque, primeiro, a caderneta é a porta de entrada do investidor para o mundo dos investimentos. Estamos falando de um ativo de renda fixa considerado de baixíssimo risco. Mas que tal, antes de sacar o seu dinheiro da poupança e alçar novos voos, entender como funciona o investimento escolhido como o número 1 pelos brasileiros, segundo o Raio X do Investidor, pesquisa realizada pela Anbima?
A poupança é o tipo de investimento considerado mais tradicional e seguro. Sendo assim, é o mais indicado para o investidor conservador, que não está disposto a correr riscos.
Quase todos os bancos comerciais oferecem essa modalidade e não é preciso ser correntista para contar com uma caderneta. Para isso, basta comparecer a uma agência bancária com CPF, documento de identidade e comprovante de residência. E aqui você já tem o primeiro lado bom da caderneta: a facilidade de investir.
A poupança funciona de uma forma bem simples. Após a abertura da conta, é só depositar o dinheiro e acompanhar o rendimento, que tem aniversário sempre no mesmo dia de cada mês.
Não há taxas para abrir nem para manter a caderneta em qualquer instituição financeira. Muito menos impostos. E é exatamente por tudo isso que ela é tão tradicional e atrativa para muitos brasileiros.
O valor depositado passa a render após um mês da data de entrada. Isso significa que se você transferir R$ 100 para a poupança no dia 5 de maio, o lucro será obtido apenas em 5 de junho, e assim sucessivamente. Prestar atenção a esse ponto é fundamental, afinal, essa regra, conhecida como aniversário da poupança, é uma das questões mais importantes desse produto. 
O que é o aniversário da poupança?
O rendimento da poupança só ocorre depois de um mês da data do depósito. Essa data do retorno é chamada de “aniversário da poupança”. Caso você retire o dinheiro antes, não vai ter rentabilidade alguma. Por isso, é imprescindível ficar de olho nesse período para não deixar o lucro escapar.
Tradicionalmente, o rendimento da poupança sempre foi determinado pela variação da TR – taxa referencial – mais juros de 0,5% ao mês. Entretanto, as regras sofreram alteração em maio de 2012.
Com as novas regras, os depósitos feitos em poupança até o dia 4 de maio de 2012 (“Velha Poupança”) continuam rendendo a mesma coisa. Entretanto, a partir daí, o rendimento depende da taxa Selic determinada pelo Banco Central.
Se a meta para a taxa básica de juros da economia for for better SEO.  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo