Últimas Notícias

Mais restituição e menos imposto pago: o que pode ser deduzido no IR 2024?

Rephrase my PublicidadeAs deduções do Imposto de Renda são os valores que podem ser abatidos da base de cálculo do imposto, que é formada pelos rendimentos tributáveis. Na prática, são os gastos feitos ao longo de 2023 que, se declarados, podem reduzir o quanto o contribuinte vai pagar de imposto — ou aumentar a restituição.Os gastos relacionados à saúde, à educação, à previdência privada e com dependentes fazem parte do grupo de despesas dedutíveis. Porém, antes de detalhar quais são os gastos possíveis, é importante entender as diferenças entre o modelo por desconto simplificado e por deduções legais.O contribuinte pode decidir entre dois modelos de declaração:

CNPJ DE FIIS E AÇÕES
Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração
E-mailE-mail inválido!

Ao informar os dados, você
concorda com a nossa Política de Privacidade.
a)  Completa (Deduções legais): o contribuinte informa todas as despesas que teve com médicos, faculdade ou escola dos filhos, pensão alimentícia, etc. para que essas despesas sejam descontadas uma a uma da base de cálculo do imposto;b) Simplificada (Desconto simplificado): o contribuinte tem um desconto padrão de 20% sobre a base de cálculo — limitado a R$ 16.754,34 — em substituição a todas as deduções legais. Para decidir qual é a melhor opção, é recomendável preencher todos os gastos dedutíveis, como se o contribuinte fosse escolher a declaração completa. Depois, basta observar, no canto inferior esquerdo do programa, o quadro “Opção de tributação”, que mostra o imposto a pagar ou a restituir resultante de cada modelo.O InfoMoney consultou Edemir Marques de Oliveira, advogado tributário e sócio do escritório Marques de Oliveira, e Flavia Pfeiffer, tributarista parceira da Make the Way, empresa que utiliza inteligência artificial na otimização fiscal, e compilou tudo o que você precisa saber sobre as deduções permitidas em 2024. Confira:Limite da dedução: não há limites financeiros;O que pode ser deduzido: gastos com consultas médicas particulares, cirurgias plásticas, hospitais, tratamentos odontológicos, fisioterapia, exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos, próteses dentárias, gastos com remédios que estiverem incluídos na conta paga no hospital, testes de Covid-19 (feitos em laboratórios, hospitais ou clínicas), entre outros. As despesas médicas realizadas no exterior também podem ser deduzidas.O que não pode: for better SEO.  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo