Últimas Notícias

Imposto de Renda 2024: saiba como declarar ações do exterior 

Rephrase my (Ilustração: Renata Miwa)

A internacionalização dos investimentos é uma realidade e, com ela, surgem obrigações adicionais com a Receita Federal. Sendo assim, os brasileiros que têm ações de empresas estrangeiras em carteira precisam declará-las no Imposto de Renda. Essa declaração é obrigatória, e, caso você não a faça, pode cair na malha fina.
“Não basta só escolher as melhores ações. Começou a investir no exterior, tem que se preocupar com a tributação”, afirma Alice Porto, conhecida como a Contadora da Bolsa. A especialista pontua que há três momentos principais em relação à declaração de ações no exterior:
Venda: sempre que houver venda de ações, você deve pagar o imposto sobre ganho de capital por meio do programa de Apuração de Ganhos de Capital (GCAP) da Receita Federal.
Proventos recebidos: os dividendos recebidos no exterior são considerados como Renda Recebida do Exterior e estão sujeitos ao recolhimento mensal obrigatório pelo carnê-leão.
Declaração em si: todas as operações financeiras com investimentos no exterior ou a posse de papéis de outros países devem ser declaradas. Não importa o valor, todo patrimônio tem que ser declarado. 
A seguir, confira como declarar ações do exterior no Imposto de Renda 2024 e os lucros com compras e vendas, além dos dividendos recebidos.  
A tributação sobre ações no exterior incide sobre os lucros com negociações e os dividendos recebidos. Além disso, todos os papéis do contribuinte precisam constar na declaração anual do Imposto de Renda. 
Vale ressaltara também que os brasileiros que possuem patrimônio superior a US$ 1 milhão precisam apresentar ao Banco Central a Declaração Anual de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE).
Nesse montante, o declarante deve incluir investimentos, imóveis, saldos e qualquer aplicação. Quem já reside no exterior também deve preencher essas informações em sua declaração anual do Imposto de Renda. Os únicos que estão isentos desta obrigação são aqueles que se mudaram e entregaram a Declaração de Saída Definitiva do País (DSDP). 
A Receita Federal tem meios para descobrir quando um investidor está tentando burlar o sistema e fugir de suas obrigações legais com o Fisco. Nesse sentido, é importante lembrar que o Brasil tem acordos fiscais internacionais que preveem a troca de informações.
Dessa forma, é possível para o governo acessar informações de investimentos de cidadãos brasileiros em várias partes do mundo. Vale lembrar que, caso o contribuinte não declare as ações no exterior, ele pode receber, por exemplo, acusações de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. 
Como declarar ações no exterior no Imposto de Renda? 
Assim, para declarar ações no exterior, você deve acessar o programa no site da Receita Federal. Para o ano de 2024, a data para preencher e enviar as informações é até 3 for better SEO.  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo