Quem foi o psicólogo que mudou a economia e as finanças?
Rephrase my Daniel Kahneman recebe, em 2013, do então presidente dos EUA, Barak Obama a Medalha Presidencial da Liberdade, por suas pesquisas inovadoras sobre economia comportamental. Foto: Win McNamee/Getty Images
Pontos-chave:
Daniel Kahneman, psicólogo de formação, revolucionou a forma com entendemos a economia e as finanças
Kahneman e seu parceiro de pesquisa, Amos Tversky, demonstraram a importância da psicologia para a teoria econômica
As suas pesquisas catalogaram e validaram diversas formas de erros e irracionalidades cometidas pelos investidores, conhecidas como vieses e heurísticas. Conhecer esses erros torna as pessoas melhores investidores e permite reduzir os riscos do processo de investir
Não é exagero afirmar que Daniel Kahneman e seu parceiro de longa data, Amos Tversky, revolucionaram a forma como a economia e as finanças compreendem os seres humanos. Disto decorre, naturalmente, que as previsões e modelagem acerca do comportamento humano em um ambiente econômico-financeiro também precisou ser revisto. As suas contribuições foram duradoras e profundas.
Israelenses e psicólogos, Kahneman e Tversky se conhecerem na Universidade Hebraica de Jerusalém, onde ambos lecionavam na década de 1960. De acordo com o livro “O Projeto Desfazer”, no qual o autor Michael Lewis conta a história desta parceria e amizade, a conexão entre ambos foi imediata e tão intensa que chegava ao ponto de um completar a frase que o outro havia começado. Uma das parcerias científicas mais profícuas e longevas que se tem notícia. A parceria durou décadas e sobreviveu a mudança de ambos para os Estados Unidos.
Ambos são considerados os pais da economia comportamental. Na verdade, provavelmente essa não é uma boa denominação. Afinal, os resultados obtidos com o auxílio da psicologia estão muito mais relacionados à psicologia cognitiva do que propriamente à psicologia comportamental (mais conhecida pelo neologismo behaviorismo). De qualquer forma, foi o nome que pegou.
Tversky nos deixou muito cedo, em 1996, com apenas 59 anos de idade, vítima de um melanoma. Kahneman acabou de nos deixar, em 27 de março de 2024, aos 90 anos de idade. Ambos deixam um legado de décadas de pesquisa e descobertas.
Por receber o Prêmio Nobel de Economia em 2002, Kahneman ficou mundialmente conhecido. Tversky não dividiu o prêmio com seu parceiro e amigo apenas pelo fato do prêmio Nobel não ser concedido de forma póstuma. Mas divide todo o crédito com o laureado.
Em 2011 Kahneman escreveu um livro para leigos, que rapidamente virou um best-seller, o seu “Rápido e Devagar: duas formas de pensar” No livro resume as suas pesquisas com Amos e os surpreendentes resultados a que chegaram. Mais que um livro sobre economia e finanças, engloba muitos outros campos como tomada de decisão, percep for better SEO.