Colunistas

O mercado financeiro e de seguros

Para essa coluna, solicitei a minha colega e também colunista aqui no Dinheiro Portal, Patrícia Carnelos, um trecho sobre a evolução do mercado financeiro. E com sua vasta experiência nos brindou com o seguinte:

Dos anos 90 para cá, o mercado financeiro cresceu muito, e ainda há muito por crescer. Recordo-me que na minha Pós-Graduação em Mercado de Capitais a turma de 26 alunos tinha apenas 3 mulheres, sendo que eu fui a única a terminar o curso.

Hoje em dia, dentro de uma agência bancária as mulheres tomam lugar de destaque, sendo a grande maioria de funcionários, e estão cada vez mais presentes no mercado financeiro, quantas analistas de economia não vemos nos telejornais e entrevistas na televisão? Mas este crescimento não se deu somente no público feminino.

Para se ter ideia, em 2002 a B3, na época Bovespa contava com 82 mil investidores na Pessoa Física, hoje somam 5,8 milhões de investidores, representando apenas 2% da população. De qualquer maneira entre os anos de 2021 para 2022 houve um aumento de 17,5% de investidores em seu total.

Com o avanço da tecnologia, a internet ajudou e muito a revolucionar o mercado financeiro no mundo, graças a ela um fato que ocorre na bolsa do Japão é sabido em minutos aqui, fazendo com que o já tão falado estressante mercado financeiro se tornasse cada vez mais estressante, e dinâmico, e desafiador, e digo de verdade viciante.

Mas esta agressividade não pode ser vista apenas pelo lado ruim, é a partir do Mercado Financeiro que o mundo gira, que a economia cresce, que as pessoas realizam sonhos.

Antes estávamos na era da informação, e quem a detinha tinha o poder, com a popularização da internet o acesso ao conhecimento financeiro se popularizou, cresceu, fazendo com que as pessoas interagissem mais e criando um círculo virtuoso e mais grandioso nos dias de hoje, caso é que este sistema não para de crescer, hoje estamos na era da transformação da informação em resultado, então temos que pegar todos estes dados que nos passam e rentabilizá-los a nosso favor, e informação é o que não falta.

Porém tem que se frisar que a grande oferta de informação pode fazer você se descontrolar, há muitas pessoas que vão em busca de likes e dizem aquilo que o povo quer ouvir, então, cuidado onde busca estas informações, nem todas as opiniões ou receitas para se tornar milionário são seguras.

Faça a seguinte análise, se você não sabe nadar, mas adora o mar, e gostaria de conhecer os peixes em seu habitat natural, na praia para fazer um mergulho escolheria como instrutor um mergulhador com décadas de experiência ou o dono da peixaria?

Lembre-se o teu dinheiro foi ganho com muito custo, busque sempre a orientação de profissionais competentes quando for lidar com teu dinheiro!

Como você pode observar em vários aspectos destacados pela Patrícia, o mercado financeiro no Brasil um dia foi praticamente inexistente, mas ele cresceu, tomou forma e avança a cada dia.

Alguns movimentos ajudaram nessa jornada, a forte campanha de empresas como a XP, por exemplo, ou movimentos de conhecimento liderados por Thiago Nigro, Nathália Arcuri, sem falar no setor bancário.

Vejam que foi necessário um grande empenho e esforço de diversas áreas, e pessoas, para que o mercado financeiro pudesse crescer, e ainda há um potencial enorme.

Com seguros, ainda estamos engatinhando, precisamos realizar um movimento como o do mercado financeiro, é extremamente possível, mas requer um enorme esforço.

A relação do Brasil com seguros iniciou-se em 1808, por consequência da vinda da família real portuguesa ao Brasil, perseguida pelas tropas de Napoleão Bonaparte. Resultando na abertura dos portos às nações amigas. A primeira seguradora brasileira a Companhia de Seguros Boa-fé foi fundada em 24/02/1808 regulada e dirigida pela Casa de Seguros de Lisboa, com a finalidade de operar o seguro marítimo.

Portanto apesar de recente, a história de seguros no Brasil vem evoluindo, seja nos produtos disponíveis no mercado, nunca tivemos tantas opções e tão completas, como o crescimento do mercado em si, e seu reflexo no PIB.

Mas ainda necessitamos de mais, muito mais. Espero contar com você nesse movimento.

Lucas Zonaro

Sócio fundador da Expertise Consultoria e Corretagem de Seguros. Uma empresa que surgiu das dores e necessidades de seu fundador e seus familiares, entendendo que necessitamos muito mais do que apenas apólices de seguros. Por isso atuamos em três principais frentes: Gerenciamento de Riscos, Gestão de Apólices e Comercialização de Seguros. Com atendimento individualizado, conseguimos minimizar custos e maximizar a operação de inúmeros clientes, sejam empresas de todos os portes até pessoas físicas, garantindo a continuidade e tranquilidade de seus processos. Faça como milhares de clientes e tenha uma nova experiência sobre seguros.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo