As ações ‘queridinhas’ do momento para o investidor que mira nos dividendos
Petrobras, Vale e Itaú dominam as carteiras de dividendos de abril de 2024. Cyrela, Auren, Bradespar e SLC Agrícola são as novidades entre as recomendações. Foto: Getty Images
Quais ações comprar agora para receber dividendos? Cyrela (CYRE3), Auren (AURE3), Bradespar (BRAP4) e SLC Agrícola (SLCE3) estão entre as novidades nas carteiras recomendadas de abril do mercado financeiro.
Antes, porém, em dez portfólios consultados pela Inteligência Financeira, Petrobras (PETR4; PETR4), Vale (VALE3) e Itaú (ITUB3; ITUB4) dominam as listas de indicações de papéis que visam a distribuição de proventos.
Adicionalmente, considerando os setores, lideram as apostas os setores de siderurgia e mineração, energia e seguros.
Dessa forma, uma das principais incorporadoras do Brasil, a Cyrela (CYRE3) entrou nas carteiras de Genial e BTG Pactual. Então, a empresa, que opera com maior foco no segmento de média/alta renda, já figurava no portfólio da Empiricus.
“Dentro de um contexto atual cheio de incerteza, alinhada com a busca por valor e segurança, contudo, estamos aumentando a diversificação da carteira, incluindo Cyrela (CYRE3) em nossa estratégia para 2024”, escreve a Genial em relatório.
“Esse movimento, no entanto, visa equilibrar o perfil de risco, incorporando um ativo com potencial de crescimento, com boa geração de caixa projetada e bem posicionada para aproveitar as melhorias no mercado imobiliário”, acrescenta a casa.
“Além disso, a ação também oferece algumas opções interessantes, como a CashMe (sua fintech, que atua em crédito imobiliário e home equity) e a participação da Cyrela via JV em outras empresas listadas (Cury, Lavvi e Plano&Plano)”, avalia o BTG.
“Vemos, porém, as ações sendo negociadas a apenas 7x P/L para 2024E, o que parece bastante atraente à luz da baixa alavancagem, da liquidez das ações acima da média e do sólido histórico”, prossegue o banco.
Ação exposta à VALE3
Juntamente com a Cyrela, outras duas novidades aparecem na carteira da Ativa para abril: Auren (AURE3) e Bradespar (BRAP4). Sobre a primeira, contudo, mesmo mostrando apetite por aquisições no mercado, a casa considera a companhia de energia como uma boa opção para dividendo.
“Portanto, a criação da joint venture com a Vivo e a possibilidade de participação no próximo leilão de reserva de capacidade mostram que a empresa busca crescimento. Mas acreditamos que esta busca dar-se-á de forma equilibrada à remuneração do investidor”, acredita a casa.
Para o caso da Bradespar, porém, a Ativa menciona um motivo específico.
“A entrada da empresa que, no momento, só tem exposição à Vale, se dá pelo fato da sua próxima data com ser 29/04. Assim, mantemos o risco de exposição ao setor de mineração, mas aumentaremos o dividend yield da carteira”, explica a casa.
Por último, então, um ajuste feito na carteira da Empiricus retirou a Caixa Seg