Últimas Notícias

Serasa leaks: quem teria direito a indenização por vazamento de dados de milhões de brasileiros?

A Serasa Experian está sendo processada pelo suposto uso indevido de dados de 223 milhões de pessoas – incluindo brasileiros vivos e mortos – o que vem gerando informações confusas sobre indenizações aos afetados.

Segundo o Instituto Sigilo, entre as informações comercializadas a terceiros podem estar históricos de compras, relacionados a Previdência Social e Receita Federal e até dados de cartões de crédito.

O processo, ajuizado pelo Instituto Sigilo junto com o Ministério Público Federal, pode levar a Serasa a pagar uma indenização de R$ 30 mil a cada pessoa afetada.

Procurada pelo E-Investidor em 2023, a Serasa diz que cumpre a legislação brasileira e que a segurança de dados é sua prioridade, afirmando ainda que o vazamento não teve origem em sua base de dados.

Sobre a suposta ação indenizatória, ela ainda está em fase de Instrução Probatória, aguardando parecer de perito judicial para avaliar a extensão do vazamento.

Seja como for, os consumidores devem evitar informações falsas e tentativas de golpes. Leia os posicionamentos completos do Instituto Sigilo e da Serasa na matéria.

Leia mais  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo