Dividendos de Vale (VALE3) ou Bradespar (BRAP4): saiba em qual investir pelos proventos
Bradespar (BRAP4) ou Vale (VALE3)? Veja quais as vantagens e desvantagens de cada uma. Foto: divulgação/Bradespar – Ricardo Teles
O ano começou minguado para as ações de uma das maiores mineradoras do mundo na bolsa de valores brasileira. No Ibovespa, a Vale (VALE3) acumula queda de 15% em 2023, enquanto a holding 100% investida na companhia, a Bradespar, recua 18%. Mas analistas se dividem ao escolher ou a ação da Vale (VALE3) ou a da Bradespar (BRAP4) pensando nos dividendos.
Ao mesmo tempo em que a holding possui um desconto sobre a ação da mineradora e tem um histórico melhor de pagamento por ação, os dividendos da Bradespar (BRAP4) enfrentam, no momento, algum pessimismo de analistas. Por outro lado, a ação da Vale (VALE3) mantêm-se atrativa e com potencial maior de alta, mas o provento também deve sofrer impacto: se a Vale passar por uma seca em proventos, ela contamina os de Bradespar.
O futuro dos dividendos da Vale (VALE3) é pessimista, segundo fontes do mercado financeiro ouvidas pela Inteligência Financeira. Em meio à uma depreciação do minério de ferro no cenário internacional e incertezas quanto à capacidade de crescimento da China em 2024, as ações da mineradora e da holding vem sofrendo no primeiro semestre.
Neste ano, a commodity metálica deixou o patamar de US$ 135 por tonelada e hoje está cotada a US$ 108.
Assim, é esperado que o resultado da Vale venha um pouco mais fraco na ponte de receitas. Sazonalmente, o primeiro trimestre é conhecido por já impactar o resultado da mineradora negativamente, devido ao período de chuvas em regiões onde opera.
Na visão de Gustavo Gomes, head de renda variável da Acqua Vero, a fraca demanda chinesa “acabou impactando as projeções do lucro” de Vale e Bradespar.
Se a Vale (VALE3) pega um resfriado, a Bradespar é a primeira a se contaminar. Isso porque a holding é chamada pelo mercado de “ação espelho da mineradora”, com uma correlação próxima entre os ativos.
Parte do mercado financeiro já antecipou a piora no lucro da Vale no primeiro trimestre. O Bank of America rebaixou a ação, em relatório, enquanto o BTG Pactual fez um ‘mea culpa’ e também derrubou sua recomendação de compra.
As grandes vantagens de investir na ação da Bradespar (BRAP4) segundo analistas são as seguintes: desconto de holding e uma distribuição por provento maior que a de Vale (VALE3).
Essas são as duas principais razões para escolher Bradespar pelos dividendos, afirma Lima.
“Em todas as janelas de tempo, de 10 a 1 ano, a rentabilidade da Bradespar é superior à da Vale, principalmente considerando a prática de reinvestimento dos dividendos recebidos”, explica o analista.
Além disso, no critério de preço da ação por lucro gerado por papel, a Bradespar está mais barata que a Vale a mercado. De acordo com Lima, hoje o P/L da Vale está a 5,88 vezes, ou seja, a Vale consegue pagar seu valor de mercado (mar