Imposto de Renda: como declarar o FGTS usado em financiamento do imóvel?
PublicidadeDúvida de leitor: Sei que devo lançar todo ano as parcelas pagas do financiamento do imóvel somando com o valor do ano anterior. Mas, em 2023, utilizei R$ 2 mil do FGTS para abatimento da parcela. Como devo lançar esse dado? Somo as parcelas pagas ou não?*Por Nathalia Maestrelo e Mariana Fernandes“Todos os valores pagos no curso do ano de 2023 a título de financiamento de imóvel devem ser informados na Declaração de Ajuste Anual, independentemente de parte dos recursos utilizados para amortização serem saldo do FGTS.
Como declarar investimentos no Imposto de Renda
Cadastre-se e receba um manual com as informações necessárias para declarar cada tipo de investimento
E-mailE-mail inválido!
Ao informar os dados, você
concorda com a nossa Política de Privacidade.
O montante total pago em 2023 – incluídos juros e seguro – deverá ser informado na ficha de Bens e Direitos, somando-se a esse valor os já pagos nos anos anteriores e declarados.Caso tenha utilizado o FGTS para pagar parte do imóvel, o correto é declarar o valor em outra aba na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.O valor abatido do imóvel deve ser informado na aba “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, deixando assim comprovado de onde veio o valor abatido no momento da compra/financiamento do imóvel.A aba “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, encontra-se no menu do lado esquerdo do programa da declaração.Ao clicar em “Novo”:selecione o “Tipo de Rendimento”;
selecione o item 04 – “Indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, e por acidente de trabalho; e FGTS”,
informe se refere ao titular ou dependente (atenção para quem fez o saque do FGTS);
informe o nome e o CNPJ da Instituição Bancária pagadora, neste caso, a Caixa Econômica Federal (CNPJ 00.360.305/0001-04).
Para finalizar o preenchimento da ficha, coloque o valor total do saque feito no ano de exercício. No caso da declaração do IR 2024, o montante se refere a 2023.”*Nathalia Maestrelo é tributarista e sócia da Auddas Consultoria. *Mariana Fernandes é advogada tributarista do escritório Figueiredo e Velloso Advogados.