Ibovespa vira para o negativo e cai aos 123 mil pontos, enquanto dólar recua a R$ 5,24
Confira o desempenho do dólar e da bolsa de valores hoje. Foto: Amanda Perobeli/ Reuters
A bolsa de valores hoje opera em queda depois de abertura positiva. O Ibovespa aumenta as perdas do último pregão, quando o índice caiu ao pior patamar desde novembro. Enquanto isso, o dólar recua depois do patamar recorde registrado na terça, a maior desde março do ano passado.
Estão no radar dos investidores o IBC-Br, considerado a prévia do PIB brasileiro, e dados do exterior, especialmente de China e Europa, que apaziguaram os ânimos no mercado, ao menos, por enquanto.
Com isso, perto das 13h20 desta quarta-feira (17), o Ibovespa recuava a 0,32%, a 123.987,69 pontos depois de ter subido no início do pregão, chegado aos 125 mil pontos na máxima, aumentando os prejuízos dos dias anteriores.
Simultaneamente, o dólar operava em queda em relação ao real, reduzindo a pressão sobre o câmbio depois do ganho recorde da última sessão, quando a moeda norte-americana bateu seu maior patamar em mais de um ano.
Nesse sentido, o dólar recuava 0,70%, cotado a R$ 5,2452.
No cenário internacional, o desempenho também era negativo: -0,05%, a 106,21 pontos.
“O dólar cede frente outras moedas principais e algumas emergentes ligadas à commodities, com ajustes e expectativas dos investidores por discursos de dirigentes de bancos centrais ao longo do dia, além do Livro Bege, enquanto seguem atentos à geopolítica no Oriente Médio, visto que Israel ameaçou retaliar pelos ataques aéreos que sofreu do Irã no fim de semana”, diz a Guide em relatório.
Preço do minério em disparada deve afetar a bolsa de valores hoje
O preço do minério de ferro chegou a disparar 6% diante do otimismo com a retomada das siderúrgicas chinesas e a elevação da demanda. Analistas de mercado indicam que houve recuperação notável na demanda de aço para construção, especialmente no centro-oeste da China.
“Esse componente essencial para a produção de aço foi impulsionado também por declarações do Rio Tinto Group, o maior minerador de minério de ferro do mundo, que projetou exportações chinesas de aço em níveis historicamente altos. No entanto, a mineradora destacou que o setor imobiliário chinês continua frágil em sua atualização de produção do primeiro trimestre”, acrescenta a Guide.
Nesse sentido, a Vale (VALE3) subia mais de 1,5%, impulsionada também pela apresentação dos resultados operacionais, divulgados ontem, e ajuste de projeções feitiopelo mercado para o desempenho da mineradora em 2024.
Com relação aos dados econômicos do dia, a inflação ao consumidor na área do Euro foi confirmada em 2,4% ao ano em março de 2024, igualando o menor nível em 28 meses registrado em novembro e superando ligeiramente a meta de 2% do Banco Central Europeu.
Paralelamente, no Reino Unido, a inflação anual caiu para 3,2% em março de 2024, de 3,4% no mês anterior, ainda acima das expect