Últimas Notícias

FIIs ou ações? Descubra qual é o melhor para seu perfil – e qual paga mais dividendos

FIIs ou ações: qual deles rende mais? – Foto: Getty Images

Investir em FIIs ou ações? Muitos investidores têm essa dúvida. Afinal, qual rende mais? Qual dos dois paga mais dividendos? E qual combina mais com seu perfil de investidor?
Quem responde essas e outras perguntas é Fernando Bresciani, analista de investimentos do Andbank. Confira a entrevista logo abaixo:
O perfil de investidor que busca fundo imobiliário é aquele que quer retorno mensal e previsibilidade. Não custa lembrar que FIIs são bons pagadores de dividendos, já que são obrigados a distribuir 95% do caixa.
Claro que esse investidor também busca valorização da cota, mas esse não é o fator principal. O principal é o retorno mensal, como se fosse um aluguel.
O investidor em ações procura valorização. Ele não está tão interessado em dividendos. O que ele quer é comprar alguma coisa barata e para vender caro mais para frente.
E, claro, ele quer ganhar mais do que poderia ganhar com um fundo imobiliário. Porque o FII, como tem mais previsibilidade, não tem tanta variação como costuma ter uma ação.
Como falei, fundos imobiliários são mais previsíveis. Você pode calcular anualmente quanto eles vão render considerando o dividend yield (DY) mensal e mais alguma possível valorização das cotas.
A ação tem potencial de valorização que, se tudo der certo, pode se concretizar.
Portanto, eu diria que FIIs, como são menos voláteis, são menos impactados por oscilação de juros nos EUA, declarações do presidente do Banco Central, essas coisas. Ou seja, o FII é mais conservador.
Então, essa resposta depende da ação e do fundo imobiliário. Nesses dias de turbulência, por exemplo, fundo imobiliário pode ir melhor. Agora, se não houvesse essas turbulências, provavelmente algumas ações estariam se destacando na Bolsa.
No geral, fundos imobiliários pagam mais dividendos do que ações. Agora, existem as ações que fazem parte do Índice Dividendos (IDIV), que são ações pagadoras de dividendos. Seu dividend yield é bom, embora geralmente não seja tão elevado quanto o do fundo imobiliário.
Sim, esses fatores impactam os rendimentos desses tipos de aplicação. Com inflação baixa e juros baixos, o risco performa. Isso que dizer que qualquer ativo que não seja renda fixa pura tende a performar nesse cenário. Por outro lado, quando juros estão altos, fundos imobiliários e ações vão para baixo.  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo