Últimas Notícias

XP (XPBR31) vai ampliar conselho de administração: ‘Para próxima fase de crescimento’

Anúncio da XP (XPBR31) no prédio da Nasdaq, nos Estados Unidos. Foto: Divulgação/XP

A XP (XPBR31) anunciou nesta sexta-feira (26) uma série de alterações em seu conselho de administração para aumentar a capacidade do colegiado de fornecer supervisão independente e aconselhamento estratégico. “Para próxima fase de crescimento”, afirma a companhia de Guilherme Benchimol.
“Estas mudanças incluem a criação de um conselho majoritariamente independente através da adição de novos conselheiros independentes com experiência em áreas críticas como gestão de riscos, crédito, bancos e recursos humanos”, diz o fato relevante.
“A formação de dois novos comitês do conselho; e a reestruturação dos comitês existentes do conselho”, acrescenta o texto.
Conforme a plataforma de investimentos, o conselho renovado, composto por conselheiros independentes e não independentes, reunirá profissionais com experiência de indústria e habilidades complementares em áreas fundamentais para a estratégia de negócios de longo prazo da empresa.
“Quatro novos conselheiros independentes devem ser eleitos na próxima Assembleia Geral Anual de Acionistas, em 24 de maio de 2024”, explica a XP.
Após a Assembleia, o conselho será majoritariamente independente, composto por cinco conselheiros independentes, três conselheiros não independentes e o fundador e presidente, Guilherme Benchimol.
“Isso garantirá maior representatividade para os acionistas não vinculados aos acionistas controladores da empresa e enriquecerá o conjunto de habilidades representadas no conselho”, aponta a companhia.
Martín Escobari
“É membro do Conselho de Administração da XP desde 2019. O Sr. Escobari é um investidor renomado com um histórico bem-sucedido em impulsionar inovações, marcado por sua atuação na General Atlantic, onde ele é Co-Presidente, Presidente do Comitê de Investimentos e Chefe de Crescimento de Capital Global.”
Oscar Rodriguez Herrero
“Traz mais de 27 anos de experiência internacional em gestão de riscos, private equity e consultoria estratégica, e vai fortalecer significativamente as capacidades de gestão de crédito e riscos do Conselho.
Anteriormente, ele foi Chefe de Riscos para o Negócio Global de Bancos Atacadistas do Santander, e até o início deste ano, era membro do Comitê Executivo de Riscos do Nubank.”
José Luiz Acar Pedro
“Possui extensa experiência nos níveis mais altos de crédito e bancos no Brasil. Foi Vice-Presidente Executivo do BCN e do Bradesco, sócio e membro do Comitê Executivo do BTG Pactual, CEO do Banco Pan, e Presidente Executivo do Banco Safra.”
João Roberto Gonçalves Teixeira
“Tem uma longa carreira em bancos atacadistas e finanças como ex-CEO da Copersucar, a maior empresa de açúcar e etanol do mundo, e do Banco Votorantim, um dos maiores bancos privados do Brasil.”
Melissa Werneck
“Trabalha para a Kraft Heinz Company des  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo