Ações em alta: Casas Bahia (BHIA3) sobe 15% em bom dia para varejistas; Bradesco (BBDC4) cai após resultado
Loja das Casas Bahia. Foto: Divulgação/Empresa
A varejista Casas Bahia (BHIA3) disparou 15% no Ibovespa e liderou o bloco de ações em alta no pregão da bolsa de valores nesta quinta-feira (2), marcada por uma alta generalizada de ações do índice. Os principais ganhos do pregão se concentraram em ativos ligados à economia doméstica, seguindo uma perspectiva de queda de juros futuros.
Por outro lado, os principais destaques negativos foram as duas companhias do Ibovespa cujos resultados foram divulgados nesta quinta: WEG (WEGE3) e Bradesco (BBDC4). A ação da exportadora de maquinário industrial cedeu 2,00%, enquanto a preferencial do banco despencou 1,29%.
Veja logo em seguida os destaques das principais ações em alta e em queda no Ibovespa nesta quinta-feira (2).
As principais ações em alta no Ibovespa nesta quinta-feira têm em comum a valorização de mercado quando os juros futuros caem no mercado brasileiro.
A queda da curva das taxas de juros foi causada por uma melhora de perspectiva para a economia do Brasil, destaca Alexsandro Nishimura, economista da Nomos.
Assim, os principais vértices das curvas da taxa de DI futura fecharam no mercado hoje. A principal queda foi na taxa de juros futuros com prazo para janeiro de 2032, com queda de quase 200 pontos-base.
A ação da Casas Bahia (BHIA3) obteve alta de 14% com a perspectiva de juros mais baixos. Já o papel da CVC Brasil (CVCB3) subiu 11% na esteira das varejistas, ainda beneficiada pela queda do dólar hoje.
A ação do Pão de Açúcar (PCAR3) ficou em terceiro lugar no ranking de ações em alta, com valorização de 8%.
“Taxas de juros mais baixas significam custos de empréstimos mais baixos para as empresas”, afirma Anderson Silva, sócio da GT Capital. “Então, na minha visão, isso pode tornar o financiamento mais acessível e barato, permitindo que empresas invistam em projetos de expansão”, assinala o analista.
Casas Bahia ON (BHIA3): +14,16%
CVC Brasil ON (CVCB3): +11,44%
Pão de Açúcar ON (PCAR3): +8,19%
Magazine Luiza ON (MGLU3): 7,35%
Cemig PNB (CMIG6): +6,65%
Locaweb ON (LWSA3): +6,52%
MRV ON (MRVE3): +5,37%
Vivo Telefônica ON (VIVT3): +5,20%
Azul PN (AZUL4): +4,21%
Yduqs ON (YDUQ3): +4,04%
Na ponta oposta das ações em alta, os principais destaques negativos do dia estão ligados aos resultados trimestrais mal recebidos pelo mercado.
Apesar de o pior desempenho do dia ter ficado com as ações da Embraer (EMBR3), que caíram 1,89%, as ações da WEG tombaram com a repercussão negativa do desempenho trimestral. A exportadora de máquinas encerrou os três primeiros meses de 2024 com lucro líquido de R$ 1,33 bilhão, alta de 1,6% na comparação anual.
Na base trimestral, contudo, o lucro líquido teve queda de 23,6%. A receita líquida, por sua vez, foi de R$ 8 bilhões no trimestre, aumento de 4,4% na base anual e recuo de 6,2% em comparação com o último trimestre de 2023.
A companhia teve imp