Arrume as malas e cheque a reserva: as viagens de negócios pelo mundo estão de volta
Sala de embarque de aeroporto. Foto: Marco Lopez/Unsplash)
Pensou que nunca mais voltaria a viajar a trabalho? Pense novamente. A videoconferência não tornou obsoletas as reuniões presenciais. Em alguns casos, as forças de trabalho dispersas resultaram em mais viagens, e não menos. As empresas estão colocando os funcionários na estrada novamente, fazendo as viagens de negócios se aproximarem dos níveis registrados antes da pandemia.
Michael Wieder, cofundador e presidente da Lalo, uma empresa de produtos para bebês, recentemente voltou de uma viagem de uma semana a Hong Kong e cidades vizinhas no sul da China, encontrando-se com fabricantes e outros parceiros.
Wieder percebeu que muitos hotéis estavam cheios de homens de negócios americanos. “As pessoas voltaram a viajar em grandes equipes”, diz ele.
Wieder tem mais viagens planejadas em breve para cidades como Toronto e Las Vegas, e outra ida para a Ásia deve ocorrer nos próximos dois meses.
Algumas das viagens são estimuladas por clientes que desejam se encontrar pessoalmente outra vez, para participar de eventos comerciais ou falar em conferências, onde a presença física voltou a ser a norma.
Muitas empresas sobreviveram sem as viagens de negócios durante a pandemia de covid-19 e alguns observadores da indústria previram que elas se adaptariam permanentemente.
Enquanto os turistas retornaram aos aeroportos nos últimos anos, as grandes corporações mostraram-se mais reticentes, enfrentando os desafios logísticos do trabalho à distância e as incertezas econômicas que reduziram os orçamentos para viagens.
Companhias aéreas e hotéis afirmam que isso está mudando. Os bancos, empresas de tecnologia e consultores, que estão entre os clientes mais lucrativos do setor de viagens, estão caindo na estrada novamente.
As companhias aéreas anunciaram grandes aumentos nas receitas de contas corporativas no primeiro trimestre, com a Delta e a United divulgando um crescimento de 14% em comparação ao mesmo período do ano passado.
A Alaska Air disse que as receitas com viagens corporativas cresceram 22% no primeiro trimestre, retornando aos níveis pré-pandemia e lideradas pelas empresas de tecnologia e de serviços profissionais. A United disse que teve nove dos dez melhores dias de reservas corporativas de sua história este ano.
A Southwest Airlines, que vem se esforçando para capturar mais viagens de negócios, disse que a receita do segmento cresceu 25% no primeiro trimestre, aproximadamente de volta aos níveis de 2019.
Os “guerreiros da estrada” não retornaram necessariamente às suas cansativas agendas de viagens, diz David Harvey, diretor de vendas da Southwest. Mais pessoas, no entanto, estão se reunindo para novos tipos de viagens.
“Você pode ter se mudado de cidade e ter desempenhado uma função mais administrativa, então você realmente não viajou. Mas agora tem a oportunidade de ver seu chefe ou sua eq