CDB Cartão de Crédito vale a pena? Como escolher bem e evitar ciladas?
No CDB Cartão de Crédito, quanto mais se usa o limite, menos liquidez se tem no investimento. Foto: Freepik
O cartão de crédito se tornou uma ferramenta muito presente na vida dos brasileiros. Hoje, além de permitir parcelamentos, os cartões são muito utilizados em pagamentos recorrentes e aplicativos. Mirando nisso, instituições financeiras passaram a unir o cartão com investimentos, em especial no chamado CDB Cartão de Crédito. Mas o que é isso? Vale a pena? Que cuidados tomar?
Para responder a essas e outras dúvidas, a Inteligência Financeira conversou com Wanessa Guimarães, sócia da HCI Invest e planejadora financeira pela Planejar.
O CDB Cartão de Crédito é uma modalidade de investimento que tem como objetivo, além da rentabilidade, permitir que o interessado aumente o seu limite no cartão. O novo limite pode ser o valor total investido ou um percentual desse montante.
De acordo com Wanessa, a lógica é que o seu investimento se torne uma espécie de “garantia” para a instituição financeira. Se você não pagar a fatura, aquele dinheiro que você deixou lá é entra para quitar sua dívida.
“O banco utiliza o investimento como garantia, o que reduz o risco para a instituição e permite que essas pessoas obtenham um limite de crédito mais alto do que poderiam conseguir de outra forma”, explica a planejadora financeira.
Ou seja, o público-alvo principal desse produto são pessoas que, apenas pelo seu histórico de crédito, não conseguem limite ao buscarem as instituições financeiras. No entanto, que querem usufruir dos benefícios do cartão de crédito, como parcelar compras e acumular milhas.
Wanessa diz, no entanto, que há outras opções. Por exemplo, jovens ainda sem histórico financeiro, que ao utilizarem bem o produto podem se cacifar para próximas solicitações. Ou até aqueles que querem evitar ter de pedir um aumento de limite, o que leva a uma análise de crédito que por vezes pode prejudicar o score.
Quais bancos têm CDB revertido a limite de crédito? O produto é oferecido, em especial, por bancos digitais. C6 Bank, Banco Inter, Neon e o PagBank estão entre as instituições que atualmente tem esse produto em seu portfólio.
Entender o funcionamento desse produto é fundamental para evitar se atrapalhar ao utilizá-lo.
A Inteligência Financeira consultou os aplicativos das três instituições citadas acima e todas oferecem a possibilidade de resgatar os valores investidos em prazos curtos. Portanto, prazos que vão da liquidez diária até o resgate em 2 dias.
No entanto, e aqui você deve prestar muita atenção: a parte disponível é apenas aquela que não foi comprometida com seus gastos no cartão. “Caso o investidor necessite utilizar o recurso, pode ser impedido de resgatar caso o limite do cartão esteja sendo utilizado”, afirma Wanessa Guimarães.
Como assim? Vamos supor que você investiu R$ 7 mil, conseguiu um limite nesse