Últimas Notícias

Investir no exterior pode aumentar seu poder de compra – e nós te contamos o motivo

Manter alguns investimentos no exterior oferece diversificação e proteção, o que ajuda a preservar e aumentar o seu poder de compra – (Foto: Freepik)

Os investimentos no exterior estão cada vez mais em evidência. E não apenas por conta da diversificação da carteira. Isso porque, investir fora do país pode ajudar a aumentar o seu poder de compra.
Afinal de contas, na roda da economia mundial, a inflação tem impactos diretos e indiretos na valorização das moedas, e claro, em diferentes classes de investimentos.
“Por exemplo, a inflação alta no Brasil tende a desvalorizar o real. Isso porque, quando os preços sobem rapidamente, o poder de compra da moeda diminui, e os investidores internacionais podem perder confiança na estabilidade econômica do país. E isso leva a uma fuga de capital, reduzindo a demanda pelo real e causando sua desvalorização”, explica Edrey Pierre, fundador e CEO da Neela Gestão de Patrimônio.
Além disso, o aumento dos preços também afeta as operações de empresas. Isso porque podem ampliar ou prejudicar o faturamento (a depender do perfil da companhia e de sua capacidade de repassar os preços). Ou mais, encarecer suas operações ou suas dívidas – já que períodos longos de inflação pressionada tendem a levar a aumentos nas taxas de juros.
“Com isso, a renda variável e o crédito privado também são afetados, de forma positiva ou negativa, a depender do dado e das particularidades de cada investimento”, argumenta Paula Zogbi, head de investimentos da Nomad.
Sem esquecer que o mercado financeiro brasileiro, embora desenvolvido, é relativamente pequeno e menos diversificado em comparação com mercados internacionais. “Investir em ativos denominados em dólares dá acesso a uma ampla gama de oportunidades globais. E isso inclui ações de empresas líderes mundiais, títulos de dívida de países desenvolvidos, fundos de investimento internacionais e outros instrumentos financeiros avançados”, fala Pierre.
E não para por aí. Ter investimentos no exterior pode oferecer proteção e diversificação, ajudando a preservar e aumentar o poder de compra dos brasileiros.
“Com uma estratégia bem planejada, é possível mitigar os riscos associados à desvalorização do real e à inflação alta. Ao mesmo tempo em que se aproveitam as oportunidades de crescimento nos mercados globais”, comenta o profissional.
Para brasileiros que viajam frequentemente ao exterior ou fazem compras internacionais, manter parte dos investimentos em dólares pode ajudar a proteger o poder de compra em outras moedas.
Em contrapartida, nos Estados Unidos, a inflação tem sido uma preocupação significativa. Especialmente após o período de estímulos econômicos intensificados pela pandemia. “Uma inflação alta persistente pode levar a um aumento nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed) para conter a alta dos preços”, comenta Pierre.
Aliás, o aume  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo