Ações em alta: Pão de Açúcar e Petrobras lideram Ibovespa; Magazine Luiza é pior do dia
Unidade do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3). Foto: Divulgação
A lista de ações em alta do Ibovespa desta terça-feira (28) tem a Petrobras, maior empresa da bolsa, com o segundo maior ganho do dia. A petroleira perdeu apenas para o Grupo Pão de Açúcar.
O desempenho positivo da Petrobras (PETR4) reflete as manifestações públicas da nova CEO, Magda Chambriard. Em entrevista, a executiva defendeu um discurso sobre lucratividade da empresa para acionistas majoritários e minoritários.
“Ela passou a ideia de que a empresa deve buscar sempre ser rentável em seus projetos”, diz Andre Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital.
Anteriormente, o mercado temia que Chambriard investisse esforços neste primeiro momento já para mostrar que poderia desmontar o plano de distribuição de dividendos.
Além disso, havia a preocupação de ela mostrar tendência a investimentos em setores não prioritários da empresa.
Porém, não foi o que se viu durante o discurso.
Da mesma maneira, entre as principais altas, vale destacar o GPA (PCAR3). Isso porque a varejista é “muito sensível a mudanças nas taxas de juros”, que estiveram comportadas na maior parte do dia por conta da prévia da inflação (IPCA-15), que veio mais fraca que o esperado.
Pão de Açucar (PCAR3) 2,58%
Petrobras (PETR4) 2,46%
Multilaser (MULTI3) 2,00%
Isa Cteep (TRPL4) 1,84%
MRV (MRVE3) 1,76%
São Martinho (SMTO3) 1,66%
Petrobras (PETR3) 1,58%
Fleury (FLRY3) 1,54%
Vamos (VAMO3) 1,47%
Soma (SOMA3) 1,16%
Por outro lado, entre as principais quedas, destaque para Azul (AZUL4), Magalu (MGLU3) e CVC (CVCB3), “ainda refletindo uma projeção do mercado de Selic mais alta em 2024”, avalia Fernandes.
“São empresas que estão lutando para gerenciar suas dívidas. Assim, uma Selic mais alta acaba por impactar os resultados, principalmente na linha de despesas financeiras”, complementa.
Magazine Luiza (MGLU3) -4,33%
Azul (AZUL4) -4,15%
CSN Mineração (CMIN3) -3,75%
CVC (CVCB3) -3,32%
Lojas Renner (LREN3) -2,55%
As informações foram coletadas entre as 18h e as 18h07. Por fim, as listas incluem apenas ações do Ibovespa.