Novo visto para EUA está disponível para brasileiros com cidadania portuguesa
Formulário para pedir visto americano. Foto: Freepik
Brasileiros com cidadania portuguesa já podem se candidatar aos vistos E1 e E2 para comércio e investimentos nos Estados Unidos. Isso porque no dia 25 de abril, a Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa anunciou a implementação do tratado Advancing Mutual Interests and Growing our Success (AMIGOS Act), assinado pelo Presidente Joseph Biden em dezembro de 2022.
“O Brasil ainda não está qualificado para ter acesso a esta categoria de visto, mas o brasileiro que tiver também cidadania portuguesa, agora pode fazer o pedido”, afirma Pedro Drummond, advogado especialista em fusões e aquisições internacionais, imigração de profissionais para os EUA e sócio responsável pela área de jurídica da Drummond Advisors.
Veja abaixo se você pode se beneficiar desse visto para os EUA, quanto pode custar e quanto tempo você pode levar para obter o seu nesta entrevista com o especialista.
O E1 é focado em indivíduos cuja atividade seja o comércio entre os dois países.
Já o E2 é voltado para quem faz investimentos ou tem atividades dentro dos Estados Unidos, sem comércio internacional com o país de origem.
O E1 e o E2 já estavam disponíveis para quem tinha nacionalidade espanhola, italiana e argentina, por exemplo.
Para pessoas que pretendem operar um pequeno negócio nos Estados Unidos, como restaurantes, consultorias, pequenos comércios, salões e outros.
Leia também: Investidores brasileiros podem ter visto EB-5 nos EUA; saiba como conseguir
Os vistos E são vinculados a uma empresa. Isso quer dizer que o indivíduo precisa trabalhar nessa atividade e a empresa precisar ser viável do ponto de vista financeiro.
As taxas governamentais de pedido desses vistos são significativamente mais baixas que em outros vistos. O custo total de serviços para o pedido de visto E gira em torno de US$ 10 mil, enquanto outros podem exceder US$ 25 mil.
O processo dura em torno de três meses, contando com a preparação, submissão, revisão consular, agendamento de entrevista e carimbo de visto.
Os brasileiros que residirem em Portugal devem entrar com a solicitação na Embaixada Americana em Lisboa. Os que moram no Brasil, no entanto, precisam procurar o Consulado Americano, em São Paulo. Em ambos os casos, o solicitante precisa apresentar o passaporte português.
Além do passaporte português, os cidadãos que buscam o visto de trabalho E2 precisam apresentar evidências da formação e existência da empresa nos Estado Unidos, do investimento “substancial” (dinheiro, equipamento, propriedade intelectual, por exemplo) e do início do uso do investimento. Precisam ainda de um plano de negócios de cinco anos, que detalha as contratações e receita projetada, e o plano para atingir estas metas.
Para saber mais detalhes sobre o E-1 e o E-2, acesse as informações da Embaixada dos EUA em Portugal aqui.