Petrobras e Vale em queda: o que explica a descida das gigantes na bolsa e o que está por vir?
Petrobras (PETR4; PETR3) e Vale (VALE3) são as duas empresas mais pesadas da bolsa. Montagem: Inteligência Financeira. Créditos: Vale: Washington Alves/Reuters; Petrobras: Budrul Chukrut/SOPA Images/Reuters
As ações atreladas ao minério de ferro e ao petróleo caem em bloco nesta terça-feira, mantendo a tendência dos últimos dias. Dessa maneira, as duas empresas mais negociadas na bolsa, a Vale (VALE3) e a Petrobras (PETR4; PETR3), que atuam no mercado de commodities, contribuem para derrubar o Ibovespa. O principal índice de ações da bolsa opera no menor nível desde novembro.
Em 30 dias, a Petrobras desce 4,36% (PETR4) e 4,74% (PETR3). A Vale cai 4,30%.
Na terça, as ações da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR3; PETR4) tinham queda superior a 1%. As cotações são do Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico.
Nesse sentido, o minério de ferro fechou a terça-feira com queda de mais de 6%, a US$ 110 por tonelada. Enquanto isso, o petróleo Brent desceu perto de 1%, a US$ 77 o barril. Os dados são do Trading Economics.
Com relação ao minério de ferro, o destaque é “a atividade industrial da China, que, como um todo, está recuando”, diz Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master.
O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial da China, caiu para 49,5 em maio, de 50,4 em abril, segundo dados oficiais do governo chinês. Dados abaixo de 50 indicam contração da atividade econômica.
Com isso, há uma demanda estruturalmente menor vindo da China por minério de ferro.
“A China está engajada em criar uma economia menos dependente de investimento e mais de consumo interno, como a americana”, diz o Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos.
China: proposta anti-especulação afeta VALE3 e pares
E o resultado disso tem sido uma redução no ímpeto investidor do governo chinês, principalmente no que diz respeito a setores consolidados, como o de construção civil. O segmento é ávido comprador de aço, vergalhões e outros insumos que tem o minério e ferro como insumo.
Com isso, a queda de preço do minério de ferro afeta os papéis de mineradoras e siderúrgicas no Brasil.
Nesse sentido, o atual cenário já vinha sendo planejado desde 2020, quando, em discurso, Xi Jinping, presidente chinês, disse que ativos imobiliários não deveriam ser utilizados como forma de especulação. Mas, sim, para moradia.
“Ele implementou as linhas vermelhas (que frearam a atuação de grandes incorporadoras). Uma delas é (a exigência de) que o caixa das incorporadoras não poderia ser menor que a dívida de curto prazo. Por isso, houve a hecatombe de algumas incorporadoras como a Evergrande”, diz Roberto Dumas, economista e professor do Insper.
Já com relação ao petróleo, a queda no preço da commodity está relacionada principalmente “à reunião da OPEP, que decidiu antecipar em alguns meses o aumento da produção