3 formas de investir no meio ambiente pela bolsa de valores
Saiba como investir em meio ambiente pela B3 – (Foto: Noah Buscher/Unsplash)
O Dia Mundial do Meio Ambiente, que aconteceu na quarta-feira (5), pode ser ressignificado. Isso porque a data chama a atenção para os impactos dos investimentos e para a busca de soluções para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Manter a floresta em pé gera mais benefícios econômicos do que o desmatamento. Na B3, bolsa de valores brasileira, existem opções de ativos que contribuem para o manejo florestal sustentável. Portanto, investir no meio ambiente fez muito sentido.
Alguns dos efeitos mais notáveis das mudanças climáticas foram as enchentes sem precedentes do Rio Grande do Sul, que deixaram um rastro de destruição em 90% do Estado, com pelo menos 172 mortos. Com o aquecimento global, a catástrofe climática teve sua intensidade aumentada numa escala de 6% a 9%, conforme estudo do centro de pesquisas World Weather Attribution (WWA).
O que alimenta esse aquecimento são as atividades humanas nocivas ao meio ambiente, como desmatamento ilegal e a queima de combustíveis fósseis, de acordo com os estudos.
Em termos econômicos, a floresta preservada vale mais de US$ 317 bilhões por ano, segundo estudo do Banco Mundial, um exemplo de que investir em meio ambiente traz retorno.
Confira, a seguir, como os investidores podem contribuir para investir em meio ambiente e sustentabilidade pela B3:
Os Títulos Verdes, Sociais e Sustentáveis, contudo, são instrumentos de dívida de empresas, governos e entidades multilaterais. Eles estão nos mercados de capitais para atrair capital para projetos com impacto socioambiental positivo.
Desde novembro de 2018, esses títulos passaram a fazer parte das negociações no mercado de capitais brasileiro.
Já os Sustainability-Linked Bonds (SLB) são instrumentos de dívida. Têm como objetivo fazer com que o emissor alcance metas ESG, com indicadores-chave de desempenho. Esses títulos podem ter suas características financeiras e estruturais alteradas dependendo do atingimento ou não das metas de sustentabilidade pré-estabelecias.
Veja abaixo exemplos de títulos verdes que estão listados na B3:
Títulos Verdes(Green Bonds)Adaptação às mudanças climáticas, Conservação da biodiversidade terrestre e aquática, Edifícios Verdes, Eficiência energética, Energia renovável, Gestão sustentável das águas e águas residuais, Produtos, tecnologias e processos de produção ecoeficientes e/ou adaptados à economia circular, Prevenção e controle de poluição, Transporte limpoTítulos Sociais(Social Bonds)Acesso a serviços essenciais, Geração de empregos e programas projetados para prevenir e/ou aliviar o desemprego decorrente da crise socioeconômica, inclusive por meio do efeito potencial do financiamento de PMEs e microfinanças, Habitação a preços acessíveis, Infraestrutura básica acessível, Segurança alimentar e sistemas alimentares su