Já ouviu falar em renda extra com ETFs?
Alugar ETF significa emprestar as suas cotas do fundo para outra pessoa por um período recebendo uma taxa de juros – (Foto: Unsplash)
Costumo dizer que investir é sobre detalhes. Nesse sentido, uma frase embasa isso: investir bem é investir com informação. Pois bem. Você sabia que, ao investir em ETF, você disponibiliza cotas para a sua corretora realizar um aluguel e ser remunerado por isso?
Isso mesmo: por meio do serviço de custódia remunerada, isso é possível.
Diversas corretoras, inclusive o íon, oferecem esse serviço, ampliando as oportunidades de aluguel e renda extra.
A custódia remunerada pode parecer um conceito complexo à primeira vista, mas é mais simples do que parece.
Imagine que você tem um carro que fica na garagem a maior parte do tempo. Em vez de deixá-lo parado, você pode alugá-lo para alguém que precise. Enquanto seu carro está alugado, você ganha uma renda extra sem perder a propriedade do carro – na custódia remunerada, o racional é o mesmo.
Mesmo com as cotas alugadas, você continua recebendo dividendos e outros proventos dos ativos.
Assim, é possível alugar as cotas ao investir em ETF que está “parada”. Outros investidores pagam para usar esses ativos temporariamente, e você recebe uma remuneração por isso.
Enquanto seus ativos estão alugados, você continua recebendo dividendos e outros benefícios desses ativos, garantindo que sua renda não seja interrompida.
Tudo isso com a segurança e garantia da B3, a bolsa brasileiroa, que se certifica da devolução dessas cotas.
Por exemplo: se elas estiverem alugadas, você não poderá vendê-las. Para tanto, precisaria interromper esse contrato, que será verificado pela própria B3.
Nada melhor então do que conseguir uma renda extra para um investimento que estaria “parado”, certo? Perfeito. E isso vai se somar a um outro efeito: o ETF BOVV11, por exemplo, frequentemente supera o índice Bovespa devido à receita de aluguel das Ações que compõem o ETF.
Essa receita volta para o fundo, potencializando os retornos dos investidores.
Percebe como a custódia remunerada pode beneficiar não só os investidores, mas o próprio desempenho dos produtos de investimento?
Ao investir no BOVV11, você fica exposto a um portfólio diversificado de ações das principais empresas brasileiras, reduzindo o risco associado a investimentos individuais e aliando transparência e custo baixo à sua carteira.
Some tudo isso às vantagens das receitas do aluguel, sejam elas do trabalho do gestor e/ou da adesão ao programa de custódia remunerada.
O gráfico disponível neste link mostra esses dois efeitos: na linha azul, o BOVV11 consegue superar o índice Bovespa dada a receita de aluguel; na linha laranja, é feita uma simulação que acrescenta a receita de aluguel de cotas dentro do programa de custódia remunerada.
Assim como ao alugar um carro, livro ou imóvel parado você pode gerar renda