Ibovespa futuro cai à espera da decisão de juros do Copom; veja
O índice Ibovespa futuro abriu nesta quarta-feira (18) em queda de 0,19%, chegando aos 136.020 pontos. O recuo se dá com atenções voltadas às decisões sobre os juros no Brasil e nos Estados Unidos – confira a agenda completa do dia neste texto.
Leia também
A leve alta dos futuros em Nova York pode não ser suficiente para impulsionar o principal índice da B3 futuro ao decorrer da manhã, considerando o recuo das commodities – em especial do minério de ferro, que fechou em queda de 4,12% em Dalian, na China – e a cautela dos investidores antes dos desfechos sobre política monetária.
Na véspera, o Índice Bovespa fechou abaixo de 135 mil pontos com cautela pela Super-Quarta – veja aqui. A baixa tração se deu, entre outros motivos, pelas ações da Petrobras (PETR3; PETR4). Nesta quarta-feira, as perdas em torno de 1,00% do petróleo não devem abrir margem para a recuperação da estatal.
Juros
A plataforma do CME Group aponta 60% de chance de um corte de 0,50 ponto percentual na taxa básica dos EUA, mas alguns analistas defendem um ajuste menor por causa de dados inflacionários ainda fortes.
Publicidade
O Saxo Bank avalia que o processo de afrouxamento nos EUA deve beneficiar as ações no longo prazo. Entre os 20 ciclos de cortes feitos pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) desde 1957, apenas três foram seguidos por retornos negativos nos 25 meses subsequentes, segundo a instituição. O Fed divulga desfecho de sua reunião de política monetária às 15 horas.
No Brasil, por sua vez, a maioria dos analistas espera uma alta de 0,25 ponto percentual na taxa Selic, elevando-a para 10,75% ao ano, mas alguns ainda preveem uma elevação maior. O foco estará no comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) e se a votação será unânime. A partir das 18h30, o Copom divulga sua decisão sobre juros.
Em seguida, investidores ficarão atentos à entrevista do presidente do Fed, Jerome Powell, além dos discursos de dois dirigentes do Banco Central Europeu (BCE), Joachim Nagel e Elizabeth McCaul, em eventos internacionais.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações do Broadcast
Publicidade
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
Fonte original
Author: Camilly Rosaboni