Treasuries sobem enquanto investidores digerem decisão de juros nos EUA
Os juros dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) avançaram nesta quarta-feira (18), principalmente os vencimentos longos, enquanto investidores analisavam a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) de cortar o juro americano em 0,5 ponto porcentual.
Leia também
O retorno da T-note de 2 anos subia de 3,615% no fim da tarde de segunda-feira em Nova York para 3,629% em horário similar hoje. A taxa projetada das T-note de 10 anos avançava de 3,659% para 3,712% e a do T-bond de 30 anos tinha ajuste em alta, passando de 3,961% para 4,031%.
Depois de uma reação baixista à decisão, os juros longos dos Treasuries passaram a subir, na medida em que agentes digeriam a decisão em si e analisavam a entrevista coletiva do presidente do BC americano, Jerome Powell, e as projeções dos ‘dot plots’. Os vencimentos mais curtos, por sua vez, mostraram mais ancoragem.
Publicidade
Powell parece ter aliviado as preocupações de que o Fed agiu em preparação para uma crise econômica. O corte e as projeções desencadearam uma alta na demanda por títulos que fez os rendimentos caírem após o anúncio. O banqueiro central disse, então, que não viu sinais de que a economia estava em grandes problemas e que a inflação poderia ser levada à meta de 2% sem grandes perdas de empregos.
Para Chris Low, da FHN Financial, a redução agressiva de hoje move os juros imediatamente para baixo, no entanto, entende que cortar muito rápido agora aumenta o risco de pressões inflacionárias persistirem e, portanto, taxas mais altas no futuro. “Se as taxas forem menores, há um risco de que a inflação seja maior”, diz Low.
Já Salman Ahmed, chefe global de macro e alocação estratégica na Fidelity International, entende que o corte parece ser preventivo. Para o executivo, tanto os ‘dot plots’ quanto os comentários de Powell destacaram mais cautela quando se trata do ritmo e da magnitude da flexibilização da política daqui para frente.
Com informações da Dow Jones Newswires
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
Fonte original
Author: Estadão Conteúdo