Em Nova York, Haddad apresentará fundo de proteção florestal a investidores internacionais
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se prepara para apresentar o Tropical Forest Facility Fund (TFFF – Fundo de Apoio às Florestas Tropicais, em tradução livre) a investidores em Nova York, durante a Semana do Clima, que ocorre paralelamente à 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na próxima semana.
O TFFF é um programa criado em parceria entre o Ministério da Fazenda e o Ministério do Meio Ambiente, e tem como objetivo central angariar fundos para a proteção das florestas tropicais.
Segundo interlocutores do ministro, a iniciativa já começou a atrair o interesse de investidores internacionais e é também uma peça fundamental na agenda ambiental e econômica do Brasil.
Desde a assinatura do pacto climático do país com o Tesouro Americano, em julho, durante eventos do G20 no Rio de Janeiro, o Brasil tem fortalecido sua colaboração com os Estados Unidos. Esse acordo inclui áreas como financiamento climático e o TFFF.
Haddad pretende avançar nessa pauta em Nova York, aproveitando sua relação próxima com o governo americano. O ministro também vai discutir a integração das economias brasileira e americana no atual cenário global.
O chefe da equipe econômica ainda pretende levar aos investidores internacionais os avanços do plano de transformação ecológica no Brasil, além de pautas do mesmo tema que estão adiantadas ou aprovadas no Congresso Nacional.
O ministro também pretende reafirmar o compromisso do país com a economia verde, com ênfase em temas como mercado de carbono, taxonomia e hidrogênio verde.
A importância da presença de Haddad é reforçada pela presidência do Brasil no G20 e pela preparação do país para a COP-30, que ocorrerá em Belém (PA) no final de 2025.
Além disso, o governo brasileiro busca consolidar a imagem de liderança global na economia verde e nas questões ambientais – mesmo em meio às queimadas no país.
Além disso, Haddad também terá outras agendas e vai acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na ocasião. Portanto, é possível que o ministro participe de encontros com o petista.
Para a agenda própria, a redução dos juros nos Estados Unidos, anunciada recentemente, deve influenciar as conversas. Desta forma, a expectativa da equipe econômica é de que haja um aumento no interesse por investimentos em países em desenvolvimento.
Confira a agenda de Haddad
Haddad desembarca no domingo, 22 de setembro, em Nova York e só terá a primeira agenda à noite, um jantar do World Business Council for Sustainable Development (Conselho firmarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável).
É um evento fechado à imprensa. Antes disso, o ministro participa de uma reunião com o CEO Peter Baker e alguns investidores. Em seguida, fará o discurso de abertura do jantar, voltado para CEOs interessados em desenvolvimento sustentável e nas oportunidades que o Brasil oferece na economia verde.
Na segunda-feira, 23 de setembro, pela manhã, Haddad participa do Development Finance and Women Leaders Accelerating Sustainable Finance (Financiamento para o Desenvolvimento e Líderes Femininas Acelerando as Finanças Sustentáveis), que também é um evento fechado.
À tarde, o ministro participa do evento fechado “Investing in Brazil’s Green Transformation” (Investindo na Transformação Verde do Brasil), organizado pelo Milken Institute.
Nessa ocasião, o ministro vai se reunir mais uma vez de forma fechada com uma seleção de investidores para falar de economia brasileira, para falar dos planos da economia verde e também da inserção internacional no Brasil.
Na terça-feira, 24 de setembro, Haddad participa da mesa-redonda de Alto-Nível sobre o Tropical Forest Finance Facility (TFFF), parte do Global Business Forum (Fórum Global de Negócios) da Bloomberg Philanthropies.
Na ocasião, o ministro se reúne com o CEO da Bloomberg, Mark Carney, para discutir o TFFF. Carney é ex-presidente dos Bancos Centrais do Canadá e da Inglaterra, e Haddad vai pedir ajuda para disseminar os planos do Brasil.
Haddad deve participar e ouvir o discurso do presidente Lula na ONU às 9h e, na sequência, embarca para o Brasil.
O retorno do ministro está previsto para a tarde de terça-feira, com chegada em São Paulo na manhã de quarta-feira, onde continuará a agenda por lá e só retornará a Brasília no dia 30 de setembro.
Mudanças climáticas desafiam agro brasileiro, dizem especialistas
Este conteúdo foi originalmente publicado em Em Nova York, Haddad apresentará fundo de proteção florestal a investidores internacionais no site CNN Brasil.
Fonte original
Author: joaonakamura