Bolsas da Europa operam sem força após dado apontar contração econômica na zona do euro

As bolsas europeias hoje operam sem força e com variações modestas, após dados mostrarem que a atividade econômica na zona do euro voltou a se contrair neste mês.
Leia também
Às 7h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrava modesto ganho de 0,20%, a 515,30 pontos.
O PMI (Índice de Gerentes de Compras) composto da zona do euro caiu de 51 em agosto para 48,9 em setembro, de acordo com prévia da S&P Global, ficando abaixo da barreira de 50 que indica contração econômica. O resultado, que frustrou expectativas de uma leitura ainda superior a 50, levou o euro às mínimas do dia ante o dólar. Na Alemanha e no Reino Unido, os PMIs também vieram aquém do previsto. Nas próximas horas, será divulgada prévia de PMIs dos EUA.
Publicidade
Investidores também seguem atentos a comentários de dirigentes de grandes bancos centrais, após o Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) cortar seus juros básicos em 50 pontos-base, na última quarta-feira (18), e o BCE reduzir suas taxas entre 25 e 60 pontos-base, no dia 12.
No começo da manhã (de Brasília), entre as principais bolsas europeias, a de Londres tinha alta marginal de 0,05%, a de Paris caía 0,27% e a de Frankfurt subia 0,45%. Já a de Milão recuava 0,14%, enquanto as de Madri e Lisboa avançavam 0,07% e 0,56%, respectivamente.
Entre ações individuais, a do Commerzbank tombava 4,5% em Frankfurt, após relatos de que o governo da Alemanha não tem planos de vender mais ações no segundo maior banco do país.
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
Fonte original
Author: Estadão Conteúdo