Abertura de Mercado: Minério de ferro dispara mais de 10% com medidas na China
A semana começa com novos estímulos na China e expectativas no mercado monetário pela publicação do relatório de empregos dos Estados Unidos, o payroll (relatório dos EUA sobre folha de pagamento de setores não-agrícolas do país), além de diversos índices de atividade PMI de vários países. Na Ásia, após anúncio de cortes de juros e de compulsórios bancários, a bolsa chinesa de Shanghai avançou 8,06% em seu maior ganho diário em 16 anos, reagindo a novos estímulos ao setor imobiliário pelo banco central chinês (PBoC) antes do feriado que manterá os mercados locais fechados nesta semana. Em Nova York, os índices adotam viés de baixa, assim como dólar, enquanto os rendimentos dos Treasuries operam em leve alta. Entre as commodities, o minério de ferro disparou 10,71% nesta madrugada em Dalian, enquanto os contratos futuros do petróleo recuam, apesar do aumento das tensões geopolíticas.
Leia também
Por aqui, as atenções se voltarão para o comportamento dos juros futuros em reação ao resultado fiscal de agosto, que deve mostrar déficit acima de R$ 21,5 bilhões, após saldo negativo em julho de R$ 21,3 bilhões, além das expectativas de inflação e juros reveladas pela pesquisa Focus. Na última sexta-feira, após números fortes de emprego, operadores chegaram a precificar uma Selic de até 13% em julho de 2025. Os mercados locais devem repercutir também a adoção em outubro da bandeira tarifária vermelha patamar 2 anunciada pela Aneel. Por outro lado, a alta do minério de ferro pode aliviar os ajustes iniciais do Ibovespa –por volta das 8h, as ADRs da Vale subiam 1,87% no pré-mercado em Nova York.
Agenda econômica
Brasil
O boletim Focus, divulgado às 8h25 e os dados do setor público consolidado de agosto às 8h30 foram divulgados nesta segunda-feira (30). Além disso, o Governo deve publicar decreto com a nova programação orçamentária, de acordo com o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do 4º Bimestre. O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concede entrevista à rádio CBN (8h30) e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda no México, onde vai acompanhar a posse da presidente eleita do país, Cláudia Sheinbaum, na terça-feira (1).
EUA
Os investidores acompanham hoje comentários do presidente do Fed, Jerome Powell em evento (14h55). Os relatórios de empregos Jolts (terça) e ADP (quarta) serão analisados sob expectativas pelo payroll, na sexta-feira.
Europa
A presidente do BCE (Christine Lagarde) discursa nesta segunda-feira (30) (10h), enquanto a prévia de setembro da inflação ao consumidor da Alemanha está programada também (9h).
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
Fonte original
Author: Raphael Leites