Como adquirir um imóvel pela Caixa? Confira o passo a passo
Adquirir um imóvel é o principal objetivo da maioria dos brasileiros e a Caixa Econômica Federal é uma das principais instituições financeiras do país que facilita o acesso à casa própria, oferecendo condições atrativas de financiamento.
Leia também
A Caixa oferece um grande portfólio de imóveis, que inclui casas, apartamentos e terrenos, muitos de propriedade da própria instituição, em modalidades como leilão, licitação aberta e venda online. Esses imóveis são ofertados diariamente com grandes descontos, tornando-os acessíveis a quem busca investir ou conquistar seu primeiro lar.
Por que adquirir um imóvel pelo site da Caixa?
Entre as vantagens oferecidas pela Caixa, destaca-se a possibilidade de realizar todo o processo de compra de forma digital. A instituição permite que os interessados façam suas propostas por meio de um sistema online, tanto nas modalidades de leilão quanto de licitação aberta ou venda direta.
Além disso, há a possibilidade de financiar o imóvel. A Caixa oferece a opção de simular o financiamento em seu site, permitindo que o comprador planeje suas finanças de maneira mais segura. Em casos onde o financiamento é uma opção, os interessados podem buscar um correspondente bancário da instituição (CCA) para receber suporte no processo de contratação.
Publicidade
Outro ponto positivo é o suporte de corretores e imobiliárias credenciadas pela Caixa. Esses profissionais atuam sem custo para o comprador, auxiliando desde a escolha do imóvel até a formalização do negócio. No caso de leilões e licitações abertas, o interessado pode selecionar uma imobiliária para assessoramento, enquanto nas modalidades de venda online, a imobiliária pode atuar na intermediação e apoio ao processo de compra.
Um dos diferenciais oferecidos pela Caixa nas modalidades de venda online e licitação aberta é a cobertura de despesas de condomínio e IPTU até a data da venda, o que elimina preocupações extras para o comprador. No entanto, é importante ressaltar que essa condição não se aplica em situações onde o comprador assume os débitos existentes ou em aquisições realizadas por meio de leilões.
Passo a passo para adquirir um imóvel pela Caixa:
O processo de compra é dividido em algumas etapas simples:
- Escolha do imóvel: o interessado deve localizar o imóvel desejado por meio do site da Caixa ou consultar editais em caso de leilão ou licitação aberta.
- Proposta de compra: na venda online, a proposta é realizada diretamente pelo site da Caixa, enquanto nos leilões e licitações abertas, o processo é feito no site do leiloeiro.
- Acompanhamento do resultado: após o envio da proposta, o comprador deve aguardar o prazo estipulado para saber se sua oferta foi a vencedora. O resultado pode ser consultado tanto no site da Caixa quanto no site do leiloeiro.
- Pagamento: em caso de vitória na proposta, o comprador deve emitir o boleto e concluir o pagamento. Nos casos de leilões, as instruções de pagamento são enviadas por e-mail.
Para quem deseja utilizar o FGTS ou contratar um financiamento habitacional, a Caixa orienta que os interessados procurem um correspondente bancário ou uma agência antes de participar da disputa pelo imóvel. Essa etapa é fundamental para que seja feita a análise de crédito e a aprovação do financiamento.
Colaborou: Gabrielly Bento.
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos