Últimas Notícias

Abertura de Mercado: Exterior indefinido, eleva importância do IPCA

Há uma certa indefinição rondando os mercados acionários internacionais nesta, ainda que os índices futuros de Nova York exibam baixa leve, possivelmente em reação à notícia de que o Departamento de Justiça americano estuda uma cisão do Google, sinalizando uma repressão antitruste às grandes firmas de tecnologia.

Em outros mercados, o dólar tem a 8ª alta seguida frente às demais moedas, na sequência mais longa desde abril de 2022, os rendimento dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) de 10 anos operam acima do nível de 4%, depois que as expectativas de cortes dos juros do Federal Reserve (Fed) foram reduzidas, os contratos futuros do petróleo interrompem o movimento de queda visto na véspera, com investidores monitorando a possibilidade de estímulos chineses e o conflito no Oriente Médio, enquanto os preços futuros do minério de ferro chegaram a disparar em Singapura, antes de devolver os ganhos, com notícia de que a China fará anúncio sobre política econômica no sábado, um dia após frustração com falta de medidas efetivas no retorno do feriado –em Dalian, porém, a commodity encerrou a sessão em queda de 3,6%, cotado ao equivalente à US$ 110,12 por tonelada.

O ambiente externo não deve contribuir para a tomada de risco por aqui, enquanto a leitura da inflação em setembro, pressionada por custos de energia elétrica e alimentos mais altos, pode reforçar a aposta de mais dois aumentos de 0,50 pp este ano na Selic, agindo como outro freio para os ânimos dos investidores. Por outro lado, as principais agências de classificação de risco do mundo avaliaram que o futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, deve manter a política monetária consistente com o foco de conduzir a inflação à meta de 3,0% ao ano, reduzindo a pressão sobre os vencimentos mais longínquos dos juros futuros.

Agenda econômica

Brasil

Destaque apenas para a divulgação do IPCA de setembro que foi às 9h00 que deve acelerar para alta de 0,45%, após deflação de 0,02% em agosto.

EUA

O Federal Reserve divulgará a ata da mais recente reunião de política monetária (15h00) e serão revelados os dados dos estoques no atacado (11h00). Além disso, sete dirigentes do Feddiscursam: Raphael Bostic, de Atlanta (9h00), Lorie Logan, de Dallas (10h15), Austan Goolsbee, de Chicago (11h30), Tom Barkin, de Richmond (13h15), Philip Jefferson, vice-presidente (13h30), SusanCollins, de Boston (18h00) e Mary Daly, de São Francisco (19h00).

Publicidade

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Ágora Investimentos

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo