Inflação no Brasil, ata do BC americano, China, minério e mais destaques desta 4ª
Os dados da inflação no Brasil de setembro, medidos pelo IPCA, vão concentrar as atenções dos investidores nesta quarta-feira (9), logo cedo, às 9h. O consenso do mercado, projetado pela Reuters, aponta para uma alta de 0,46% na comparação mensal e de 4,43% na anual.
O indicador é especialmente relevante quando se considera a direção da política monetária brasileira, que entrou em ciclo de alta da Selic, desde a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.
A inflação foi alvo de mudanças, para cima, nas projeção de agentes econômicos na última semana. A XP elevou a projeção para o IPCA de 2024 de de 4,4% para 4,6% e, de 2025, de 4,0% para 4,1%. Já o Itaú ampliou de 4,2% para 4,4% a deste ano e de 4,1% para 4,2% do próximo.
Enquanto isso, no exterior, o foco dos investidores fica por conta da ata da última reunião de decisão de juros nos EUA. Assim, as razões pelas quais o Federal Reserve (banco central americano) iniciou o seu ciclo de corte de juros e a velocidade proposta, de 0,50 ponto porcentual, vão ser esmiuçadas no documento.
O documento surge logo após uma rodada de dados de emprego nos EUA, com números acima do projetado, mostrando que a economia americana segue aquecida. A ata será divulgada antes da publicação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de setembro, na quinta.
Os mercados chineses assistiram um dia de queda, assim como o minério de ferro, com expectativas de investidores frustradas pela falta de informações sobre estímulos após rali. Hong Kong fechou em mais uma baixa, após o pior dia em 16 anos.
O que vai mexer com o mercado nesta quarta
Agenda
A diretoria do BC se concentra em agendas internas. Dentre os principais compromissos do presidente Lula, estão reuniões com Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais, com Mauro Vieira, Ministro das Relações Exteriores, e Fernando Haddad, ministro da Fazenda. Já Haddad, após encontro com Lula, se reúne com Carlos Favaro, Ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), e, na sequência, com Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos (MPOR).
Brasil
8h – FIPE: IPC (set)
10h – FGV: IGP-M (1a prévia) (out)
9h – IBGE: IPCA
14h30 – BCB: Fluxo Cambial (semanal)
14h30 – BCB: Índice Commodities Brasil
EUA
11h30: Estoques semanais de petróleo (AIE); projeção 1,925 mi/barris
15h – Divulgação da ata do FOMC
Internacional
China e commodities
Após rali por estímulos antes do feriado da Semana Dourada, alguns analistas consideram que a China não correspondeu às expectativas de revelar medidas de estímulo mais vigorosas em uma coletiva de imprensa.
O dia foi volátil e marcado por perdas nos mercados chineses e em Hong Kong, que encerrou a sessão em nova baixa após seu pior dia em 16 anos na terça-feira. As negociações do minério novamente se encerraram com queda, ainda em reação à expectativas frustradas por mais informações de estímulos na China.
Já os preços do petróleo sobem nas primeiras negociações desta quarta-feira. Os contratos futuros do petróleo fecharam em queda nesta na terça, rompendo o rali registrado nos últimos pregões.
Oriente Médio
Israel avançou nesta terça-feira (8) com seus tanques ainda mais profundamente dentro do território de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, e aconselhou a população a abandonar a região enquanto bombardeava o histórico campo de refugiados palestinos em ataques aéreos, dizem moradores.
Economia
Galípolo
O economista Gabriel Galípolo, de 42 anos, atual diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), teve sua indicação aprovada pelo plenário do Senado para a presidência da autoridade monetária.
A indicação de Galípolo foi aprovada com 66 votos favoráveis e 5 contrários, na tarde desta terça-feira (8). Mais cedo, Galípolo já havia recebido a chancela da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que o sabatinou, com aprovação unânime (26 votos a 0).
Galípolo assumirá a presidência do BC em janeiro de 2025, sucedendo o atual presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, cujo mandato se encerra no dia 31 de dezembro de 2024.
Política
Reforma tributária
O primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo avançou mais uma casa no Senado e teve seu relator, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), oficialmente designado nesta terça-feira, passado o primeiro turno das eleições municipais.
Com a formalização de um relator, o projeto que aguarda deliberação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado poderá agora avançar na sua tramitação, ter um parecer e ser votado na comissão.
A expectativa era que passada a primeira fase das eleições, senadores se debruçassem sobre a proposta. Mas ainda não há uma estimativa de prazo para sua votação. Segundo assessoria do relator, ele deve apresentar um plano de trabalho na quarta-feira da próxima semana.
Bets
O Senado criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o impacto dos jogos virtuais de apostas online, as chamadas “bets”, no orçamento familiar dos brasileiros, a eventual associação com organizações criminosas para lavagem de dinheiro e o uso de influenciadores digitais para divulgar os jogos.
De autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) e outros parlamentares, o requerimento de criação da CPI foi lido no plenário do Senado, dando a partida para que as bancadas de senadores indiquem integrantes para a comissão.
A ideia é que o colegiado tenha 11 titulares e 7 suplentes. Um vez indicados os membros, a CPI pode ser instalada e terá 130 dias para seus trabalhos.
STF
A plataforma X (antigo Twitter) voltou a funcionar no Brasil na noite de terça-feira (8), informou a rede social em uma publicação em uma de suas contas oficiais. O retorno ocorre após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinar o desbloqueio, depois da confirmação do pagamento das multas devidas e da nomeação de um representante legal da firma no país.
Corporativo
Vale
A Vale (VALE3) anunciou a saída de Marcello Spinelli do cargo de vice-presidente executivo de Soluções de Minério de Ferro, a primeira grande mudança na diretoria sob o comando do novo presidente-executivo da mineradora, Gustavo Pimenta.
No lugar de Spinelli, em caráter interino, ficará o atual diretor de Desenvolvimento de Produtos e Negócios da companhia, Rogério Nogueira, que assume a posição na quarta-feira e permanece até 31 de dezembro deste ano.
(Com Estadão Conteúdo e Reuters)
The post Inflação no Brasil, ata do BC americano, China, minério e mais destaques desta 4ª appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Rodrigo Petry