Últimas Notícias

Pix fora do ar: para quem eu reclamo?

O Banco Central confirmou nesta segunda-feira (14) a ocorrência de problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix pela manhã. De acordo com a instituição, as falhas já foram resolvidas.

Na plataforma Downdetector, que monitora serviços online, foram exibidas notificações sobre diferentes instituições financeiras. Os problemas começaram a ser reportados a partir das 1oh.

Diante de uma situação de falha do sistema de pagamento instantâneo, os consumidores podem se questionar sobre como agir. O recomendado inicialmente é tentar atualizar o aplicativo do banco onde o cliente tem conta, já que uma das causas para o Pix estar fora do ar é a desatualização do app.

Publicidade

Caso esse procedimento não resolva, a outra alternativa é entrar em contato diretamente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria instituição ou com sua ouvidoria. Se nada disso adiantar, o cliente pode reportar uma queixa nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Existe ainda uma página do próprio Banco Central para reclamações sobre instituições financeiras. Basta acessar esta plataforma, clicar em “Registrar reclamação” e entrar com o login Gov.br. Depois, é só informar o problema enfrentado. Posteriormente, o órgão encaminhará a queixa ao banco, que deverá enviar uma resposta ao usuário, dentro do prazo de dez dias úteis.

Caso a falha ocorra no sistema do próprio Pix, como aconteceu nesta segunda-feira, a alternativa é esperar uma solução do Banco Central. Nesse caso, todas as instituições financeiras terão o mesmo problema.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Beatriz Rocha

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo