Últimas Notícias

Mercado financeiro hoje: prévia do 3º tri da Vale (VALE3), balanços dos EUA e mais 3 assuntos no radar dos investidores

A agenda econômica desta terça-feira (15) segue acompanhando os balanços do terceiro trimestre no exterior, assim como os discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Mary Daly, de São Francisco; a diretora Adriana Kugler; e Raphael Bostic, de Atlanta. O BC americano de Nova York traz também o índice de atividade Empire State. No Brasil, o destaque fica com o relatório de produção da Vale (VALE3) no mercado monetário hoje.

Ainda na agenda hoje, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, participa do Uqbar Day 2024. Enquanto isso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informa o Monitor do Produto Interno Bruto (PIB) de agosto. Acontecem também os leilões do Tesouro de Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B, títulos públicos com rendimento atrelado à inflação) e Letra Financeira do Tesouro (LFT, título pós-fixado com rentabilidade atrelada à taxa de juros).

Confira os 5 assuntos mais importantes do mercado monetário hoje

Bolsas internacionais

A Agência Internacional de Energia (AIE) cortou sua projeção para o avanço da demanda global por petróleo este ano pelo terceiro mês seguido, diante do menor consumo na China.

As bolsas europeias operam mistas. A Bolsa de Frankfurt, no entanto, sobe após o índice ZEW ter superado as expectativas. No Reino Unido, a taxa de desemprego caiu a 4% e os salários perderam força. Na zona do euro, a produção industrial subiu 1,8% em agosto e superou as previsões.

Publicidade

Os futuros de NY operam em queda, após novas máximas históricas dos índices Dow Jones e S&P 500 na véspera.

Balanços

A temporada de balanços segue tomando força nas bolsas internacionais. Nesta terça-feira, é a vez do Bank Of America (BOAC34), Citigroup (CTGP34) e Goldman Sachs (GSGI34) reportarem seus resultados do terceiro trimestre ao mercado.

Commodities

O petróleo despenca mais de 5% após Israel ter garantido aos EUA que não atacará instalações petrolíferas e nucleares do Irã, não afetando a oferta. Já o minério de ferro encerrou em baixa de 0,38% em Dalian, na China.

Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de firmas não americanas) da Petrobras (PETR3; PETR4) perdiam 1,75% no pré-mercado de Nova York às 8h10, enquanto os da Vale cediam 1,71%.

Relatório da Vale

A Vale divulga sua prévia operacional após o fechamento do mercado desta terça-feira (15). Segundo os analistas ouvidos pelo E-Investidor, embora a firma tenha registrado um bom desempenho no segundo trimestre, os números devem vir mais fracos entre o terceiro trimestre de 2023 e o terceiro trimestre de 2024, devido à queda do preço do minério de ferro. Leia mais nesta matéria sobre a análise dos dividendos da companhia e se vale a pena comprar a ação agora.

Mercado brasileiro

A queda das commodities tende a pesar no Ibovespa nesta terça-feira. O EWZ, principal fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) do Brasil em NY, caía 0,97% no pré-mercado às 7h30.

Após alívio dos mercados, na segunda-feira (14), com sinalização positiva do governo no lado fiscal, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin (PSB), garantiu que o governo vai cumprir as regras do arcabouço fiscal. Segundo Alckmin, cortes de gastos para cumprir a meta serão feitos, caso sejam necessários.

Na segunda-feira (14), foi revelado que o governo avalia dois desenhos para as ações de revisão de gastos: um bastante abrangente e arrojado e outro mais restrito, podendo repercutir no mercado monetário hoje.

* Com informações do Broadcast

Publicidade

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Estadão Conteúdo

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo