Ibovespa hoje caminha para fechar em queda após nova decepção com medidas da China
O Ibovespa hoje se encaminha para fechar em queda e quebrar a sequência de três altas seguidas. Às 16h32 desta quinta-feira (17), a referência da B3 recua 0,71% aos 130.811,16 pontos, depois de oscilar entre máxima a 131.715,84 pontos e mínima a 129.901,94 pontos.
Leia também
Investidores continuaram se frustrando com os anúncios de estímulos pelo governo chinês, após o ministro da Habitação e Desenvolvimento Urbano e Rural da segunda economia do mundo, Ni Hong, dizer que Pequim aumentou a escala de empréstimos para incorporadoras qualificadas até o fim de 2024. O mercado esperava o anúncio de alguma medida nova de estímulo fiscal, o que não ocorreu.
No Ibovespa, os papéis da Vale (VALE3) cedem 2,37% após o minério de ferro despencar 5,99% na Bolsa chinesa de Dalian. As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) também sofrem no pregão: enquanto as ordinárias (PETR3) recuam 0,71%, as preferenciais (PETR4) caem 0,91%, mesmo após os contratos futuros do petróleo fecharam o pregão em alta e quebraram a sequência de queda registrada nas últimas quatro sessões
Publicidade
“A elevação dos juros de longo prazo no Brasil também tem efeito negativo sobre firmas de setores cíclicos e de consumo, contribuindo para o desempenho desfavorável da Bolsa“, afirma Anderson Silva, head da mesa de renda variável e sócio da GT Capital.
O avanço dos futuros futuros penaliza ações como Yduqs (YDUQ3) e Hapvida (HAPV3), que registram perdas de 3,59% e 3,11%, respectivamente.
Na ponta contrária, os papéis BRF (BRFS3) sobem 2,97% e observam a maior alta do Ibovespa hoje. Marfrig (MRFG3) também se destaca e avança 2,54%, “Estamos vendo uma retomada do setor de frigoríficos nas últimas sessões. As ações estão descontadas e não acompanharam o entusiasmo do mercado com estímulos da China no começo do mês”, explicou Gustavo Bertotti, head de renda variável na Fami Capital, ao Broadcast.
Como é calculado o índice Ibovespa?
O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 130 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade
*Com informações do Broadcast
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Beatriz Rocha