Últimas Notícias

Por que os traders de petróleo se tornaram tão pessimistas sobre 2025?

Por que os traders de petróleo se tornaram tão pessimistas sobre 2025?

Mesmo com os preços do petróleo girando em meio à turbulência que domina o Oriente Médio, muitos traders permaneceram resolutamente pessimistas quanto às perspectivas do mercado para o próximo ano.

O pessimismo — que poderia ser desviado caso uma escalada importante interrompa os fluxos de combustível — decorre da crença de que as ofertas superarão a demanda global em 2025, com aumentos de fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) desempenhando um papel importante. Isso foi reforçado pelas três principais agências de petróleo, que reduziram as estimativas de demanda para o próximo ano.

Desde que a Agência Internacional de Energia (AIE) publicou pela primeira vez sua perspectiva para 2025 em abril, ela projetou aumentos mais rápidos da oferta não-Opep do que o crescimento do consumo no próximo ano. A Administração de Informação de Energia dos EUA adotou uma visão semelhante em sete dos últimos oito meses.

A maior parte dos suprimentos crescentes provavelmente virá de quatro produtores que dominaram as adições não-Opep nos últimos anos — os EUA, o Brasil, a Guiana e o Canadá, com um pequeno impulso também projetado na Noruega. Os volumes extras vêm antes de contar qualquer um dos aumentos planejados de produção da Opep+ no próximo ano, que usaria seu buffer de capacidade de reserva de mais de 5 milhões de barris por dia.

Quanto à demanda, as agências reduziram as previsões de crescimento para 2024 e 2025. Suas projeções de crescimento para este ano foram cortadas em 300.000 a 400.000 barris por dia desde janeiro. As previsões de demanda incremental do próximo ano foram reduzidas entre 60.000 e 200.000 barris por dia desde abril, o primeiro mês em que as três agências publicaram perspectivas para 2025.

Os futuros do petróleo Brent negociavam com poucas alterações a cerca de US$ 74,20 o barril às 7h25 em Londres. Eles subiram para US$ 81,16 no início deste mês, com a preocupação de que Israel possa atacar a infraestrutura de petróleo do Irã.

Em uma base absoluta, as previsões de demanda para o próximo ano foram mais mistas, embora todas as três agências tenham reduzido sua perspectiva de consumo para 2025 este mês. Em comparação com quando começaram a publicar previsões para 2025, a AIE e a Opep têm números mais baixos do que começaram, enquanto a perspectiva de demanda da EIA para o próximo ano é realmente mais alta do que sua projeção inicial. A partir do relatório de outubro, ainda há uma diferença de cerca de 2 milhões de barris por dia entre a AIE e a Opep.

No curto prazo, porém, o quadro é um pouco melhor. Em seu relatório, a AIE tinha um volume significativo de barris que não conseguia contabilizar durante julho e agosto — os meses mais recentes para os quais calcula dados de inventário. Esses números representam a diferença entre os balanços de oferta e demanda da agência no papel e as mudanças observadas no inventário com base em vários conjuntos de dados. Isso sugere uma revisão baixista dos dados do inventário para tornar os retiros menores ou uma revisão otimista dos números de oferta e demanda da agência.

The post Por que os traders de petróleo se tornaram tão pessimistas sobre 2025? appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Bloomberg

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo