Abertura de Mercado: Alívio momentâneo ou mudança de ânimos?!
Novembro começa de forma (um pouco) mais positiva para os principais mercados acionários mundo afora. Nesta manhã, as bolsas europeias e índices futuros de Nova York avançam, no final de uma semana volátil em função de resultados mistos entre as gigantes de tecnologia e expectativas para a eleição e decisão sobre juros americanos –hoje, por exemplo, Amazon e Intel sobem no pré-mercado, enquanto Apple recua após relatar demanda mais fraca na China.
Leia também
Em outros mercados, o dólar e os rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) têm leve alta nesta manhã, mesmo depois de subirem em outubro em meio a dados econômicos resilientes e apostas de que uma eleição de Donald Trump possa fortalecer a moeda americana. Os contratos futuros do petróleo ampliam os ganhos, após notícias de que o Irã estaria planejamento um grande ataque retaliatório a Israel por meio das milícias que o país apoia no Iraque, enquanto os preços futuros do minério de ferro caíram 1,47% na madrugada em Dalian, aos US$ 108,25 por tonelada, mas ainda acumulando ganhos na semana.
Esse relativo apetite por risco no exterior pode aliviar o sentimento por aqui, ainda que a crescente impaciência dos agentes de mercados com o anúncio das medidas fiscais seja um importante contraponto e limitante para um avanço consistente dos ativos locais -a notícia de que o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará na Europa na próxima semana afetou as expectativas de um breve anúncio, mas, mesmo sem fixar prazo ou estimar o impacto desse pacote, o recado do Governo tem sido de que o material já está sendo redigido e passando por análise jurídica.
Agenda econômica
Brasil
O IPC-S de outubro saiu logo cedo (8h), mostrando alta de 0,30%, seguido dos dados da produção industrial de setembro (9h) e do PMI industrial de outubro (10h). Na agenda de eventos, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa do lançamento do canal CNBC Brasil (20h), em São Paulo e o Presidente Luis Inácio Lula da Silva grava entrevista (11h), por videoconferência, ao canal privado francês TF1
EUA
Destaque para a leitura do payroll (9h30), que segundo o consenso da Bloomberg deve apresentar a criação de 100 mil novas vagas de empregos e trazer a taxa de desemprego à 4,1%, seguido de duas leituras de PMI industrial de outubro da S&P Global (10h45) e ISM (11h). Entre os eventos, a presidente do Fed de Dallas, Lorie Logan, discursa (10h45).
Publicidade
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Ágora Investimentos