Quer investir como o Barsi? Filho de megainvestidor lança carteira de dividendos automatizada
Após 41 anos de mercado, Luiz Barsi Neto, economista e fundador da Barsi Investimentos, decidiu criar um produto que reunisse todos os ensinamentos aprendidos como legado de família. Ele é filho de Luiz Barsi Filho, maior investidor individual da bolsa brasileira que se tornou bilionário graças ao método de investir em ações boas pagadoras de dividendos.
Leia também
Foi assim que nasceu a Carteira de Dividendos Inteligentes, que começou a funcionar no mês de outubro e já reúne 1000 investidores. O produto está disponível apenas para clientes da Barsi Investimentos.
No amplo universo de carteiras recomendadas que hoje existem, a Barsi Investimentos quer se diferenciar pela automatização. O investidor da Carteira de Dividendos Inteligentes só precisará se preocupar por fazer os aportes, já que as movimentações e até trocas de ativos são ajustadas automaticamente no seu portfólio. Desta forma, ele não precisará comprar ou vender os papéis. Esse processo foi fruto de uma parceria com a XP Investimentos, que vai cuidar da automatização da carteira na conta dos investidores.
Publicidade
Para Barsi Neto, a automatização resolve uma demanda muito comum entre os clientes. Quando as casas de análise davam uma recomendação de compra ou venda, muitos não conseguiam adquirir as ações no preço indicado ou no prazo correto, perdendo o timing por conta de correria ou compromissos pessoais.
“Isso acabava desestimulando o cliente de fazer o acompanhamento das carteiras. Com a automatização garantimos que todos estarão comprando as ações no mesmo dia”, explica.
A Barsi Investimentos trabalha ainda na implementação do reinvestimento automático de dividendos e juros sobre capital próprio que deve ocorrer até o final do ano.
Para cuidar da análise e acompanhamento das ações, a Barsi Investimentos fechou uma parceria com a casa de análise VG Research.
Filosofia Barsi de investimento
Outro diferencial da carteira é que vai seguir a filosofia Barsi de investimentos que preconiza comprar boas ações, a bons preços e que paguem bons dividendos. A preferência é por ativos que estejam em um bom momento de distribuição.
Marca registrada da filosofia Barsi, os setores BESST (Bancos, Energia Elétrica, Saneamento, Seguros e Telecomunicações) devem ter forte presença na carteira, com firmas destes segmentos. Mas, também haverá espaço para ações de outros setores, desde que estas possam oferecer a combinação de pagar bons dividendos e ter um espaço para a valorização dos papéis.
Publicidade
Um exemplo disso é a mineradora Vale (VALE3) que faz parte da Carteira de Dividendos Inteligentes, porque na visão de Barsi Neto pode vir a se recuperar diante possíveis estímulos na China, oferecendo a oportunidade de um bom dividend yield (retorno em dividendos) e salto no preço das ações.
Atualmente, os setores que integram a carteira são energia elétrica, bancos, monetário, seguros, saneamento, mineração, saúde e óleo e gás.
Na sua composição atual, a carteira possui 12 ações. Mas o objetivo é trabalhar sempre na faixa entre 6 e 15 papéis.
Além da Vale (VALE3), algumas ações que fazem parte da carteira são Banco do Brasil (BBAS3), Sanepar (SAPR11), Bradesco (BBDC4) e Alupar (ALUP11). Os dividend yield variam de 4,5% a 12,8% para os próximos 12 meses.
A carteira terá acompanhamento diário por analistas, mas não há uma periodicidade definida para movimentação e troca dos papéis.
Como investir?
Para conseguir ter acesso a carteira, o investidor deverá abrir uma conta com a Barsi Investimentos, que não tem custo de adesão.
Publicidade
O valor mínimo do investimento inicial na Carteira de Dividendos Inteligentes é de R$ 5000 e não há limite de valor máximo. Já os aportes subsequentes são a partir R$ 1000. Não há cobrança de outras taxas, exceto para custos quando há movimentação de um ativo na carteira.
Caso o investidor queira resgatar os seus recursos da carteira, o prazo é de em até dois dias úteis da operação.
Sonho antigo
Matheus Barsi, neto de Luiz Barsi Filho, lembra que o projeto da Carteira de Dividendos Inteligentes já era gestado desde 2021. Mas o escritório de investimentos precisou passar primeiro por um processo de expansão, saltando de 50 para 5000 clientes. “Buscávamos criar um produto que pudesse gerar escala com a filosofia da nossa família que é gerar renda através do mercado de ações”, diz.
Desses 5000 clientes, atualmente 1000 já são investidores da carteira. Mas os planos da família Barsi são ousados. A meta é conquistar 50 mil investidores na Carteira de Dividendos Inteligentes nos próximos três anos. Atualmente, Barsi afirma que a média de novos investidores para o produto é de 40 por dia.
A evangelização de novos investidores sobre o universo dos dividendos já incluiu viagens pelo sul do país, para Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. A família Barsi também tem promovido eventos online e presenciais para apresentar a mais investidores a filosofia de viver de renda com ações.
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Katherine Rivas