Abertura de Mercado: Ela chegou – a SUPER semana de 2024!
A (talvez) mais importante semana de 2024 começa em meio a dúvidas entre os investidores com o que não poderia deixar de ser: os resultados das eleições presidenciais americanas. Durante o final de semana, reduziram as apostas na vitória de Donald Trump, depois de pesquisas apontarem avanço de Kamala Harris –a pesquisa do Des Moines Register, por exemplo, mostrou a Democrata na liderança em Iowa, um estado que o Republicano venceu em cada uma de suas disputas eleitorais anteriores. De qualquer forma, nos mercados acionários, o que se vê são índices futuros em leve alta em Nova York, assim como é o desempenho entre as principais bolsas europeias.
Leia também
Em outros mercados, o dólar registra a maior baixa em mais em mais de um mês frente às demais moedas, os rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries), que vinham subindo à espera de vitória de Trump, também recuam, os contratos futuros do petróleo sobem, reagindo ao adiamento pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) do aumento de produção em dezembro por um mês e à medida que as tensões voltam a escalar no Oriente Médio, enquanto os preços futuros do minério de ferro subiram 0,91% na madrugada em Dalian, cotados ao equivalente à US$ 109,36 por tonelada.
A notícia de que o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cancelou sua viagem à Europa aumenta a expectativa de que cortes de gastos do Governo serão anunciados nos próximos dias e deve alimentar o apetite por ativos locais –de fato, o ETF brasileiro EWZ subia quase 1% no pré-mercado americano.
Agenda econômica
Brasil
A decisão do Copom sai na quarta-feira e o IPCA de outubro, na sexta-feira. Hoje teremos o tradicional Boletim Focus (8h25) do Banco Central e o mercado à vista passa a fechar mais tarde (17h55), com o fim do horário de verão nos Estados Unidos. Na quarta-feira, além do Copom, conheceremos o IGP-DI e a balança comercial de outubro.
EUA
Destaque absoluto para a eleição presidencial, na terça-feira, seguida da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed), na quinta-feira. Hoje saem encomendas à indústria (12h) e o PMI industrial global pela S&P (13h).
Europa
Amanhã, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, discursa em evento na França, na quarta-feira, tem o PPI da zona do euro e, na quinta-feira, é dia de vendas no varejo da zona do euro, produção industrial da Alemanha e a decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE).
China
Hoje sai o PMI composto (22h45) e, ao longo da semana, acontece a Reunião do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo. Na sexta-feira são esperados os dados de inflação, ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI).
Publicidade
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Ágora Investimentos